Não é muito difícil que um kit de maquilhagem passe a valer uma pequena fortuna. Basta que compre um batom da Saint Laurent, uma paleta de sombras da Dior e um blush da Shiseido, por exemplo, e a despesa já entra na casa dos três dígitos. São produtos bons, é verdade, porém, nem toda a gente pode dar-se ao luxo de investir nesta coleção — por mais que seja uma beauty lover.
Felizmente, há uma solução prática — embora pareça estranha — para maximizar os artigos. Falamos da aplicar o batom nas pálpebras, como se fosse sombra de olhos. Além de ajudar a diminuir o investimento e de ser um processo rápido, é uma forma de dar resposta às atuais tendências de beleza.
“A técnica também surge pela tendência da aparência mais glossy (brilhante) que temos vindo a assistir”, começa por contar a maquilhadora Daniela Inácio. O efeito mate tem sido substituído por um look com a pele, os lábios e olhos mais cremosos e luminosos.
Por isso, a melhor dica para experimentar o estilo começa pelo uso de um batom líquido, para um resultado mais homogéneo. Se tiver uma textura fluida, também é mais fácil espalhar na região dos olhos e, por norma, o visual fica mais moderno. Contudo, um gloss deve ficar de fora da equação numa produção para o dia a dia.
Esta é uma tendência que fez parte da semana da moda de Madrid, onde estivemos presentes. No stand da L’Óreal, que se encontrava na área social do recinto, a maquilhadora falou sobre o truque que aconselha. “As pessoas perguntam muito por truques sobre como podem potencializar os produtos”, contou. Uma das dicas é precisamente usar batom vermelho, “o clássico que nunca passa de moda”, como substituto da sombra: “Dá mais pigmentação.”
Apesar de ser a escolha mais óbvia, pode experimentar outras cores. É importante, porém, optar por não misturá-las. De acordo com Daniela, “os [tons] terracota ficam mais bonitos e naturais” do que o vermelho. Quanto à aplicação, usar os dedos para espalhar o produto facilita o processo. Deve aplicá-lo no canto externo do olho, em direção às têmporas, fazendo com que o olhar fique mais levantado e os olhos maiores. Além disso, “dá profundidade ao côncavo e luminosidade ao olhar”, acrescenta.
Para as pessoas mais inseguras, ou até mesmo iniciantes, o batom — além de ficar mais natural —, é mais fácil de aplicar. No entanto, não se consegue o mesmo efeito do que se usar os pigmentos de uma paleta própria, claro. Com eyeshadow, consegue-se mudar totalmente o formato do olho. Se gostar de algo mais elaborado, e o tempo não for um problema, há outra dica: “Pode passar o batom por cima da sombra para ficar com um efeito ainda mais wet [molhado]”, frisa a maquilhadora, reforçando a guerra da beleza ao estilo mate.
Existe ainda quem experimente usar o mesmo produto de forma delicada nas maçãs do rosto, esfumando bem a região. Desta forma, cumpre com o propósito do blush. É uma questão de praticidade numa altura em que as mulheres têm uma vida corrida, mas mantêm a preocupação com o autocuidado: “Como não têm tempo, arranham produtos que sejam tudo em um”.
Carregue na galeria para ver algumas sugestões de batons líquidos nos quais pode apostar.