Depois de terem lançado uma coleção de toalhas em 2022, inspirada no Farol da Gibalta, em Caxias, a marca portuguesa Torres Novas volta a lançar uma coleção, desta vez de ponchos infantis, com o sinalizador oeirense como protagonista.
Há três anos, a marca desenvolveu uma coleção que replicava o farol. “Não podíamos deixar de nos inspirar num farol na zona onde vivemos, principalmente por ser tão diferente dos outros, dado o sentido vertical das riscas. Quisemos alinhar as nossas riscas com as do Farol Gibalta”, explica Inês à NiO. Este ano, decidiram voltar a apostar no conceito retrô que o farol transmite, com uma coleção pensada para acompanhar os miúdos nas idas à praia ou à piscina.
Sob o mote “Sol, Sal e Riscas para os Miúdos Mais Cool do Verão”, os novos modelos conjugam conforto, praticidade e um toque de estilo. As peças destinam-se a miúdos entre os cinco e dez anos de idade e estão disponíveis em seis cores: amarelo, azul, verde, cinzento, rosa e bege. “Os ponchos Gibalta são uma reinterpretação das clássicas toalhas de praia dos anos 40”.
O farol, que entrou em funcionamento em 1914, tem uma particularidade que o distingue visualmente de outros equipamentos deste tipo. É que as riscas vermelhas foram pintadas na vertical, ao contrário da maior parte dos faróis, cujas riscas podem ser observadas na horizontal.
Mas há um detalhe que marca esta nova coleção: a possibilidade de personalizar cada poncho com um bordado. De forma a tornar a peça especial, a Torres Novas pode bordar, por exemplo, as iniciais ou o próprio nome da criança, por um custo adicional de 7,50€.
Fabricados em Portugal com turco laminado, os Ponchos Gibalta kids estão disponíveis em tamanho único (65x70cm). Pode encontrá-los na loja online da Torres Novas por 54,99€ ou em vários pontos de venda no País. Aproveite para espreitar também o Instagram da marca.
Um marca com 177 anos de história
A marca centenária Torres Novas foi fundada em outubro de 1845, sob o nome de Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas por um grupo de comerciantes lisboetas, que pretendia reduzir a dependência das importações. Nos primeiros anos, a atividade da empresa centrou-se sobretudo na fiação de linho, juta e algodão para o mercado nacional, tornando-se, no final do século XIX, uma das maiores empresas da indústria transformadora portuguesa.
Com a aquisição da empresa, em 1949, por António Medeiros e Almeida, a Companhia de Torres Novas passou por um processo de modernização e promoção no estrangeiro, tendo iniciado, em 1972, o fabrico de toalhas de banho e outros artigos turcos, como roupões, chinelos, entre outros. Com uma das primeiras linhas de produção de turcos em Portugal, rapidamente se tornou numa referência na confeção de roupa de banho.
Com a entrada no novo milénio, a empresa começou a ressentir-se com a concorrência estrangeira e, com a crise financeira de 2008, entrou em falência, encerrando portas em 2011. Até que, quase uma década depois, renasceu pelas mãos de familiares de António Medeiros e Almeida, que lhe imprimiram um toque de modernidade, fazendo por manter a qualidade e o design que sempre a caracterizaram. Em 2020, a nova geração relançou a marca Torres Novas, com o legado e experiência adquirida, procurando adaptar-se às exigências do consumidor moderno.
“A Torres Novas é a marca têxtil mais antiga do País. Infelizmente, faliu em 2011, até que, em 2020, a mesma família decidiu pegar no negócio e relançá-lo”, contou à New in Oeiras Inês Vaz Pinto, diretora de marketing e comunicação da marca. Inês faz parte dessa família, uma vez que o marido é sobrinho-neto do antigo proprietário.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos da coleção Ponchos Gibalta Kids.