Marta Botelho tem 44 anos e já fez um pouco de tudo. Tem formação em Comunicação, trabalhou dez anos na área financeira, dedicou-se a projetos ligados ao surf — o seu desporto de eleição, que pratica há muitos anos — e antes da pandemia trabalhava numa empresa de turismo. Foi nessa altura, em 2020, quando se viu em casa, sem trabalho, que decidiu investir numa área que até então encarava apenas como um passatempo: a cerâmica.
“Em 2018 vi uns conteúdos no Instagram, de forma aleatória, sobre cerâmica e pensei que gostava de aprender a fazer aquilo. Comecei a procurar cursos e vi que havia uma professora, a Elsa Figueiredo, que tinha um atelier no Estoril, onde dava aulas contínuas, como um ano letivo, e inscrevi-me. Entre 2018 e 2019 fui fazendo as aulas, até parar no início de 2020. Como estava parada, decidi encomendar material de cerâmica e começar a fazer em casa por passatempo”, conta Marta à New in Oeiras.
Criou uma página de Instagram onde ia colocando fotografias dos trabalhos que produzia. Com surpresa, percebeu que a receptividade ao seu trabalho foi enorme e começou a receber muitas encomendas, ao ponto de ter que fechar a agenda. Decidiu não voltar ao mundo corporate e começar a dedicar-se à cerâmica profissionalmente. Assim nasceu a The Clay Label.
“Tinha muitas pessoas a querer ver as peças ao vivo, mas como o meu estúdio era em casa, não me sentia confortável, e comecei a procurar espaços para trabalhar”. Foi nessa busca por um atelier que encontrou a loja onde está atualmente: um antigo cabeleireiro, na Avenida Conselheiro Ferreira Lobo, em Caxias. Marta chegou ao espaço com o objetivo de ter uma oficina fora de casa mas rapidamente percebeu que esta podia ser também uma loja aberta ao público.
“A ideia inicial era só ter um espaço de trabalho, mas acabou por se tornar uma coisa maior, porque tem uma montra com peças, então há uma curiosidade, as pessoas param, espreitam, entram. Estas arcadas são super agradáveis, as pessoas passam por aqui e querem vir conhecer o espaço. Trabalho de porta aberta para convidar as pessoas a entrar, a conhecer, acho que é interessante as pessoas terem acesso a este processo”, revela a artesã.
Assim, amigos, clientes e curiosos podem ver Marta com as mãos na massa e acompanhar o processo de produção de uma peça de cerâmica. Marta confessa-nos que a porta sempre aberta tem, na realidade, uma outra função: ajuda a arejar o atelier quando os fornos estão ligados, pois é também neste espaço que são cozidas as peças.

A ligação ao mar e à natureza
Quando perguntámos a Marta qual a inspiração para a criação das peças, “mar” e “natureza” foram as respostas imediatas. “Como surfista, o mar é a minha primeira casa, muitas vezes. Era impossível para mim viver longe do mar, é a minha fonte de inspiração primordial, é a minha ligação com a natureza. Surfo sempre ao nascer do sol, todo aquele ambiente, aquele silêncio, quando todos estão a dormir e eu já estou na praia, permite-me olhar para a natureza de forma especial. Quando não há ruído à nossa volta, conseguimos ver tudo melhor”, conta Marta.
Como não podia deixar de ser, a ceramista passou essa ligação ao mar para a marca, e coloca toda a sensibilidade que a natureza lhe transmite, em cada peça. “Os elementos que mais vou buscar são a simplicidade, acho importante despirmo-nos do que não é essencial. A minha estética pauta-se pelos tons neutros, aqueles que encontraríamos na natureza. Não trabalho com cores primárias, porque quero transmitir a serenidade, que me tem ajudado tanto, quero que as peças transportem essa simplicidade e tranquilidade para casa das pessoas. É isso que retiro à natureza”, revela Marta à NiO.
Nesta relação com a natureza, Marta criou uma coleção inspirada em ouriços do mar. Os pequenos custam 25€ pequenos, os médios 50€ e os grandes podem chegar até aos 150€. Já as jarras que “nunca saem iguais”, como sublinha Marta, têm preços que variam entre os 20€ e 25€. Os vasos têm um valor médio de 30€ e os candeeiros ultrapassam os 100€.
“Para mim é importante ter peças acessíveis a todos os bolsos, qualquer pessoa pode comprar uma lembrancinha da The Clay Label”. As peças mais baratas da marca começam nos 15€ e acredite que vão fazer a diferença na decoração da sua casa, e vão ser um sucesso caso as ofereça a alguém especial.

Um espaço para workshops
Uma das mais-valias desta loja-atelier é poder também promover workshops de cerâmica e ensinar mais pessoas a arte de moldar o barro. “Tento fazer dois fins de semana por mês, tanto ao sábado como ao domingo. Estou também a pensar fazer workshops para crianças, vou marcar um para ver como corre. Os workshops são muito intimistas pelos limites do espaço, no máximo, cinco vagas. E acho que a experiência assim é mais interessante, posso acompanhar bem cada pessoa.”
Marta conta que num dos workshops, sem saberem, todos os participantes descobriram que viviam ali no bairro. Acabou por ser uma tarde de convívio, em que ficaram a conhecer melhor a vizinhança, enquanto aprendiam as técnicas da cerâmica. É também este o poder das artes manuais, juntar pessoas à volta de um prazer comum.
Caxias, o sítio perfeito para abrir um atelier
À NiO, Marta confessa o quão encantada está com a zona onde se encontra o atelier. “Moro em Carcavelos e conhecia pouco Caxias. Quando vim visitar a primeira vez, adorei o espaço, a rua e o prédio. Para mim era fundamental ter luz natural para trabalhar e estas janelas assim o permitem. Fiquei super feliz por ter o Jardim da Cascata da Quinta Real de Caxias aqui ao lado, e ainda mais feliz, quando percebi que podia ir a pé até à praia, à hora de almoço, e ver o mar.”
Também o espírito de comunidade conquistou o coração da ceramista. “Adoro a vizinhança, ainda há muito aquele sentimento de bairro, de entreajuda, fui super bem recebida pelos vizinhos das restantes lojas de rua. Sentir este apoio entre todos é importantíssimo”, remata Marta.
Se ficou também encantado com a história da The Clay Label e quer conhecer mais, pode segui-la no Instagram e Facebook. Em breve haverá também uma loja online.
Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer melhor o atelier e algumas das peças da marca.