compras

A história da Handsmadelove, a incrível marca oeirense de artesanato em madeira

Tudo é feito à mão pelo designer de Oeiras Paulo Veiga. A marca reflete o seu novo estilo de slow living.
O artigo bestseller.

Paulo Veiga, oeirense de 55 anos, é mais um dos casos que reflete uma nova tendência e forma de ver a vida. Trocou a agitação de uma carreira empresarial, pela tranquilidade de um trabalho criativo, artesanal, e relaxante.

No final dos anos 1980, terminou o curso de Design de Equipamento no IADE, e chegou a trabalhar como designer industrial em setores como a cerâmica nas Caldas da Rainha e a indústria das duas rodas em Águeda. “No entanto, foi no design gráfico e comunicação que encontrei caminho de sustentabilidade, num percurso de 25 anos, onde passei por três empresas das quais fui também fundador”, conta à New in Oeiras.

Foi com a chegada dos cinquenta anos, numa espécie de “crise dos cinquenta”, que decidiu mudar de vida. “Fui acordar aquele bichinho do design de equipamento, do objeto, mas aqui não tanto numa vertente industrial, mas sim mais artesanal, numa fusão entre o artesanato e o design. E para este renascer, não poderia haver melhor material para trabalhar do que a madeira, um material orgânico cheio de possibilidades.”

Foi assim que, há dois anos e meio, nasceu a Handsmadelove. A marca é a sua exploração do “objeto, desde o decorativo ao funcional”, com peças maioritariamente únicas. “É onde faço o que gosto, num ritmo de vida mais slow.”

As peças são todas pensadas e produzidas por Paulo Veiga, na sua pequena oficina em Oeiras, onde mora. Escolheu um espaço que mistura o campo e o urbano, onde tem cães, ovelhas e muito verde.

“O conceito da marca é literalmente ‘as mãos que fazem amor e nasce o objeto’, que para mim em inglês é melhor, pois é continuidade do nome, Handsmadelove and the object was born.”

Atualmente, encontra-se a fazer uma formação em iniciação à marcenaria. Por enquanto, as peças disponíveis vão desde o cinzeiro portátil em madeira, passando por objetos para a mesa, peças para suspender natureza em casa, bancos de meditação, entre muitos outros.

Preocupado com a sustentabilidade, foca-se sempre que é possível no upcycling, reutilizando muita madeira proveniente de móveis antigos e danificados, ou apanhada de podas municipais.

“As andorinhas são o meu bestseller, elas são fortes no seu significado de família, união, esperança e em madeira têm uma expressão linda.” Os valores de todos os seus produtos variam bastante, e começam nos 10€.

Tudo pode ser comprado através da página de Instagram, do site, ou dos mercados onde a Handsmadelove participa. De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor estes belos artigos de artesanato.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA