compras

Sérgio Marques: o tatuador oeirense que começou há dez anos a tatuar laranjas

Tudo começou há dez anos a tatuar desenhos em peças de fruta e em pele de porco. Agora, tem um estúdio famoso em Oeiras
A loja.

Vamos contar-lhe a história de Sérgio Marques, o oeirense que é dono do famoso Old King Tattoo, em Oeiras. A carreira mesmo a sério de Sérgio como tatuador começou há cerca de dez anos, quando tatuava desenhos em fruta e pele de porco para aprender — à semelhança do que costuma acontecer nesta área. “O problema da pele de porco é que rapidamente ficava seca e muito rija. Por isso tatuava em casca de laranja.”

Porém, desde miúdo que se refugia no desenho. Na escola secundária até estudou artes. No início de 2011, o irmão mais velho começou a tatuar. Apenas um mês depois, Sérgio já o estava a imitar. As coisas foram evoluindo até que esta passou a ser mesmo a sua profissão. 

“Na altura era horrível. Ninguém sabia o que estava a fazer [risos]. Não havia vídeos na Internet como hoje em dia, íamos descobrindo sozinhos”, conta-nos o tatuador, de 35 anos.

Quando chegou a altura de tatuar em pele humana, a ajuda dos amigos foi preciosa. Numa terça-feira daquele ano, um amigo viu três laranjas tatuadas em sua casa; no dia seguinte estava a ser tatuado. “Eu não sabia o que estava a fazer. Demorei cinco horas a fazer uma coisa que se faz em 40 minutos. Ainda hoje o tatuo de graça para compensar esse dia [risos].”

Rapidamente dominou as técnicas e começou a tatuar em part-time. Depois de dois anos a tatuar em casa, enviou os seus trabalhos para convencer o dono de uma loja em Cascais a contratá-lo. Entrou para a equipa como artista convidado, depois passou a residente.

Seguiu-se uma loja em Carcavelos, onde tinha um gabinete alugado, até decidir ter o seu próprio estúdio. O Old King Tattoo fica no número 14D da Rua Ernesto Veiga de Oliveira, em Oeiras. Mas nem sempre foi esta a sua morada.

A equipa. Sérgio à direita.

A Old King Tattoo esteve um ano e meio no Alto da Barra e mudou de morada a 3 de março de 2020. Porém, dez dias depois, fechou por causa da pandemia. “Não chegámos a tatuar ninguém até junho ou julho. Até porque os tatuadores foram os últimos a poder voltar a trabalhar depois do confinamento.”

Na Old King Tattoo, além das tatuagens, pode fazer piercings nesta loja. As tatuagens têm um preço sob consulta, mas os piercings começam nos 30€.

O espaço abre todos os dias, excepto aos domingos, entre as 11 e as 17 horas. Pode no entanto fazer marcações fora deste horário através do número 910 882 654.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor a loja e o trabalho dos artistas da Old King Tattoo.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Ernesto Veiga de Oliveira, 14D
    2780-052 Oeiras
  • HORÁRIO
  • De segunda-feira a sábado das: 11:00
  • às: 17:00

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA