Passear ao ar livre junto da natureza e conhecer projetos de artesanato é a proposta do Jamor com Arte, que acontece no segundo e quarto domingo de cada mês, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, perto do rio, na zona da canoagem.
Começou por caracterizar-se como uma mostra de arte, artesanato e design, reunindo vários projetos de artistas nacionais (e não só) no mesmo espaço. À New in Oeiras, a organização garantia ser um mercado de autores: “Privilegiamos o artesanato nacional, queremos dar visibilidade aos projetos de artistas portugueses. Há muita gente a querer ir para os mercados de Lisboa, porque é onde estão os turistas. Mas é importante continuarmos a apostar nos mercados locais, aqui no concelho de Oeiras”.
Entretanto, a organização sentiu que era necessário fazer uma mudança e, atualmente, o Jamor com Arte afirma-se como um ecomercado, dedicado também a promover uma vida saudável, com projetos e atividades de bem-estar, desporto e sustentabilidade, até pela localização, num complexo desportivo, rodeado por natureza.
Ali poderá encontrar bancas com artigos de joalharia, pintura, ilustração, roupa, acessórios de moda, decoração, artes manuais, produtos biológicos, entre outros, mas deixou de ser um mercado tradicional de artesanato. “Há muitas surpresas a vir por aí, vamos ter atividades diferentes em cada edição”, garante Cristina Lopes, responsável pelo Jamor com Arte, à New in Oeiras.
Neste domingo, 25 de junho, o evento conta com a participação da banda Happy Hour que vai animar os visitantes. No recinto, haverá também uma zona dedicada à gastronomia, com diferentes projetos de street food, onde se incluem opções saudáveis, como sumos naturais, entre outras.
Este é um evento familiar, “que pretende também trazer os mais novos para o meio da natureza”, sublinha Cristina Lopes, de forma a que possam aproveitar o tempo ar ar livre. Há atividades locais que pode fazer com os miúdos, como mini golf, muitos espaços verdes para passear e o estacionamento é gratuito. Pode também levar os companheiros de quatro patas, já que todos os animais são bem-vindos (com o devido uso de trela).
Projeto convidado: Sarâmica Ceramics
O projeto convidado desta edição do mercado é a marca local Sarâmica Ceramics, criada por Vanessa Carrasco, residente em Linda-a-Velha. Licenciada em Geografia, Planeamento e Gestão do Território, Vanessa decidiu, em 2020, mudar de vida e dedicar-se a uma paixão: a cerâmica.
“O gosto e a curiosidade pela cerâmica, por moldar peças com as minhas próprias mãos, é algo que esteve muitos anos à espera de ser validado. Finalmente, em 2020, com tanto tempo passado em casa e a necessidade de criar momentos e coisas diferentes, foi a altura certa para encomendar um bloco de barro e pôr as mãos na massa. A experiência foi tão gratificante que, pouco tempo depois, fui fazer aulas, as primeiras ainda foram online e depois passaram a ser presenciais”, conta a artesã.
A vontade de fazer peças diferentes, de experimentar e aventurar-se nesta área, levaram-na a criar, no início de 2023, a Sarâmica. “O ‘SA’ representa as iniciais de Sardinha Amarela, porque foi graças a essa marca que fui desenvolvendo a minha criatividade e criando as primeiras peças. Optei desde o início por materiais nacionais, porque importa-me a valorização da nossa indústria e a minimização da pegada ecológica”, refere Vanessa.
O projeto descreve-se como sendo “Cerâmica com intenção”. À New in Oeiras, a ceramista revela: “O que me move é a criação de peças que venham acrescentar algo a um simples momento do dia a dia. Seja pelos formatos irregulares e únicos das peças, seja pela mensagem que possa ter gravada. Todas as peças são moldadas à mão, sem roda, com o maior foco e intenção no aqui e no agora. Conto que isso, de alguma forma, se espelhe nas peças e contagie quem as usa”, descreve Vanessa.
Pode conhecer melhor a marca oeirense na página de Instagram ou visitar a loja online. Se quiser ver as peças de perto, só tem que ir até ao Jamor com Arte este domingo, 25 de junho, e quem sabe se não lhes dá uma nova casa.