compras

Rent a Char: a marca portuguesa onde pode alugar vestidos e acessórios de festa

O catálogo inclui modelos clássicos e intemporais para todas as ocasiões festivas. As clientes encontram looks completos.
Os acessórios complementam os looks.

Carlota Loureiro encontra os seus vestidos favoritos pelo mundo — alguns desenhados à medida, outros comprados em boutiques “pouco comuns em Portugal”, explica a jovem, de 27 anos. Dedicou-se a esta espécie de caça ao tesouro em locais como a Califórnia (EUA) e Roma (Itália), num período com a agenda cheia de cerimónias.

“Tinha muitos casamentos e festas, e já há alguns anos que estava sempre a comprar vestidos novos. Muitos deles não usei, outros vesti apenas uma vez”, acrescenta. “Era uma pena desperdiçar, e era pouco sustentável ter tantos vestidos que não iriam ter uso.”

Em julho de 2022, Carlota investiu numa marca para quem sente dificuldade em encontrar o visual certo para estas ocasiões. A Rent a Char é conhecida por ter novos vestidos todas as estações que seguem com cores e silhuetas para todos os gostos. Mas não se fica para aí.

Uma das grandes novidades da marca, para este verão, é a primeira linha de acessórios para combinar com os vestidos. As clientes podem encontrar carteiras, chapéus, bandoletes, toucados e jóias que seguem a mesma linha clássica e intemporal que as clientes associam ao projeto.

“Há muito tempo que queria avançar com a gama de acessórios e há uma grande procura por parte das clientes”, explica Carlota. “Algumas clientes já têm um vestido para usar, mas agora podem completar o look.”

A aposta neste segmento é uma resposta ao rápido crescimento do projeto em três anos. A fundadora, que tirou um executive master em inovação digital, na Universidade Católica, continua a conciliar a Rent a Char com o trabalho a tempo inteiro na Repsol. Porém, as propostas não abrandaram.

Atualmente, as clientes encontram mais de 300 vestidos e acessórios disponíveis para alugar para casamentos, batizados ou eventos da empresa. A demanda aumenta, claro, durante o verão, a época alta destas festas.

A lógica dos acessórios é a mesma: refletem o gosto da fundadora e tudo o que lá encontra foi comprado pela proprietária e, como dissemos, em cada passagem pela loja encontrará sempre artigos novos. O objetivo é promover a economia circular e tornar-se na resposta prática a uma problemática contemporânea.

O processo de aluguer é bastante simples e o período de aluguer também é bastante flexível. Pode levar o seu vestido de sonho dois ou três dias antes do grande evento, para experimentar e ver como é que o vai complementar. Em algumas ocasiões, Carlota até deu algumas semanas porque as clientes iam para casamentos em Itália ou no Brasil.

Os vestidos e os acessórios podem ser entregues à mão em Lisboa, mas é sempre recomendado que passe pelo showroom para ver se a peça assenta realmente bem no seu corpo. Por enquanto, Carlota não prevê enviá-los por correio, mas isso não impede que pessoas de fora da capital passem por ali.

A experiência é bastante pessoal, mas nunca intrusiva. “Gosto de dar conselhos às pessoas, mas se só pedirem. Falo com cada cliente individualmente e digo o que pode ser melhor para a ocasião”, conclui.

Para conhecer os vestidos, pode visitar o site e marcar uma visita ao showroom que fica em casa de Carlota nas Amoreiras, em Lisboa. Pode fazê-lo através do Instagram ou email (rentachar.info@nullgmail.com).

Carregue na galeria para ver alguns dos vestidos e acessórios que pode encontrar na Rent a Char. Os valores começam a partir dos 20€.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA