O Bib’s Crew vai receber um mercado de trocas este fim de semana, dia 8 de junho. O evento acontece entre o meio-dia e as 16 horas e os visitantes vão poder trocar roupas, acessórios e livros.
O famoso café de Paço de Arcos ocupou o número 85 da Rua Costa Pinto em setembro de 2023 e, desde então, o espaço ficou conhecido por realizar diversas iniciativas, como eventos e gravação de podcasts ou corridas semanais gratuitas. Agora, junta-se à associação Lets Swap para um evento diferente.
O objetivo é “incentivar as pessoas a prolongar a vida das suas peças, a valorizar os recursos, materiais e mão-de-obra envolvidos na produção das suas roupas e a trocar em vez de deitar fora”, revela a organização, que já promoveu centenas de eventos semelhantes.
Os organizadores aconselham a escolha de roupas de primavera ou verão, pois são as que têm mais potencial de troca neste momento. Os participantes podem levar até cinco peças de roupa infantil, incluindo acessórios, e cinco livros, num total de 10 artigos. À chegada, os artigos devem ser entregues no check-in, onde serão registadas na aplicação da Let’s Swap, que irá convertê-los em pontos, que poderão ser utilizados no mercado para selecionar o que desejam levar.
No final, os participantes dirigem-se à zona do check-out, onde a organização regista as peças escolhidas. Podem gastar todos os pontos ou reservar os que sobrarem para as próximas edições do mercado, subtraindo-os aos pontos iniciais. A entrada custa 1€, valor que será usado para os custos de logística, sendo a entrada gratuita para os miúdos até aos 15 anos.
Para participar é necessário uma inscrição prévia que pode ser feita online. A mesma permite escolher o horário em que vai estar presente, para facilitar a fluidez do mercado.
A Let’s Swap é uma associação criada no Porto, em 2018, que, além de organizar mercados, promove workshops e palestras para sensibilizar as comunidades para questões ambientais relacionadas com a fast fashion. Para mais informações, os interessados podem visitar o site oficial ou seguir a organização nas redes sociais Facebook e Instagram, onde relevam as datas e locais dos próximos mercados.
Ver esta publicação no Instagram