compras

Quer aprender a fazer macramé? Há um workshop em Carnaxide no final do mês

O atelier da i9Arte vai ensinar as bases desta arte manual no dia 30 de junho, domingo. As vagas são limitadas.
Imagem ilustrativa de Freepik.

A tendência de nos dedicarmos às artes manuais como um escape ao stress do dia a dia tem crescido nos últimos anos. Uma delas é o macramé, uma técnica de tecelagem manual que consiste na combinação de nós, para criar diferentes tipos de peças, das decorativas às utilitárias. Se costuma vê-las por aí e gosta da estética que lhes está associada, poderá querer aprender como se faz, para criar projetos à medida do seu gosto ou objetivos próprios.

Para isso, deverá aprender primeiro todos os passos e truques que a produção de peças de macramé exige. E pode fazê-lo perto de casa, já que a i9arte, com sede em Carnaxide, vai ter um workshop de macramé, ainda este mês. A sessão será no dia 30 de junho, domingo, entre as 9 e as 13 horas. 

“O macramé, na atualidade, ganhou o título de tendência ‘modern-chic’, sendo as peças feitas com esta técnica muito procuradas para a decoração de espaços”, afirma a i9arte. Além de serem utilizadas apenas com um suporte na decoração de paredes, podem servir como moldura de espelhos, suporte de vasos e muito mais. Há também quem utilize este técnica para criar peças de roupa, ligadas à estação mais quente. 

O workshop tem como objetivo dar a conhecer os materiais necessários, os tipos de fios que existem e também ensinar e ajudar a praticar os nós básicos (laçada inicial, laçada de remate, nó enforcado) e alguns nós intermédios (DNA, festone; nó duplo e nó cereja). O workshop é concluído com a elaboração de um painel decorativo em macramé circular.

Esta é uma técnica que exige concentração e se pode tornar muito terapêutica, seja para praticá-la apenas como um passatempo relaxante ou para transformá-la num pequeno negócio. Seja como for, uma coisa é certa: vai puxar pelo seu lado mais criativo e permitir que decore a sua casa com peças feitas, à mão, por si, ou levá-lo a poder criar presentes personalizados para oferecer.

O workshop vai decorrer no pátio exterior do atelier da i9arte, situado no Parque de Ateliers da Quinta do Salles, em Carnaxide. Se ficou interessado, não perca tempo a inscrever-se (pode fazê-lo no site da marca), já que as vagas são limitadas a seis participantes. O valor do workshop é de 35€ por pessoa e inclui as quatro horas de formação com todo o material de utilização prática.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA