Carla Pratas formou-se em estilismo há mais de 30 anos, mas acabou por se afastar do mundo da moda ao fundar a Casa do Roxo, em 2015, um dos alojamentos locais mais bem-avaliados de Beja. “O objetivo sempre foi complementar o espaço com produtos de cosmética feitos por nós. Assim, com a desaceleração do turismo durante a pandemia da Covid-19, conseguimos dar início ao projeto”, começa por contar a fundadora, de 54 anos, à NiT.
A Pura – Produtos Naturais é uma marca totalmente artesanal e nacional, cujo compromisso com a sustentabilidade é um dos seus principais pilares. A empresa evita utilizar embalagens plásticas, optando por frascos de vidro e caixas de papel.
“Os nossos produtos são certificados pelo Infarmed e fabricados num laboratório na Lousã. Alguns sou eu que faço, como os ambientadores para a casa.” Criada em pleno Alentejo, Carla inspirou-se no slow living da região para criar os diferentes aromas.
As ervas utilizadas nas fórmulas, como a esteva, rosmaninho, alecrim e a camomila, são provenientes de pequenas produções locais. O azeite é o principal ingrediente base, complementado por manteiga de karité e óleo de coco. Para intensificar a formulação, também são utilizados óleos essenciais, garantindo que todos os produtos sejam 100 por cento naturais.
O nome da marca reflete claramente o seu conceito. “A Pura é pura. Queria que a designação fosse algo forte e que tivesse essa palavra porque representa perfeitamente a essência da marca”, afirma.
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Com diversas formações ligadas à produção de sabão de azeite, champô sólido, velas e produtos para a casa, Carla reconhece que o maior desafio que enfrentou durante o processo de desenvolvimento da marca foi estabelecer estratégias que a tornassem sustentável e ecológica.
“A minha intenção era evitar o uso de caixas, pois acabam sempre descartadas, assim como aqueles folhetos informativos. Todos os ingredientes estão listados nos rótulos, e tomamos medidas para reduzir ao máximo o uso de plástico. Apenas o sabonete líquido (9€) e o ambientador (16€) são oferecidos em embalagens plásticas, por questões de segurança”, explica.
Praticamente todos os produtos são vegan, sendo que apenas o sabão, o amaciador e o champô vêm em caixas de papelão, já que “por serem feitos à base de azeite, podem ‘transpirar’, o que torna essa embalagem a mais indicada para garantir a integridade durante o transporte”.
O design das embalagens e frascos foi cuidadosamente planeado para ser elegante e atrativo, preservando, ao mesmo tempo, a qualidade das fórmulas. O vidro castanho foi escolhido pela sua capacidade de proteger o conteúdo da luz solar. Entre os produtos mais vendidos estão o óleo hidratante de corpo de rosmaninho (16€), o desodorizante (10€), o champô sólido (13€) e o sabonete líquido, adianta Carla.
A linha de cosmética inclui ainda um bálsamo labial (9€), um creme corporal (18€), queimadores (8€) e velas de aromaterapia (16€). “Não devem ser utilizadas para perfumar toda a casa, mas para serem usadas em espaços reduzidos durante sessões de ioga, momentos de leitura ou massagens”, esclarece Carla.
Atualmente, o site da loja encontra-se fora do ar, mas é possível adquirir os produtos através das redes sociais e no alojamento, onde foi montado um espaço para os expor. Nos dias 26 e 27 de outubro, a marca estará presente num mercado no Largo da Graça, em Beja.
Carla não deixou de lado a sua paixão pela moda e planeia, no futuro, incorporar algumas peças de roupa à marca Pura. “Isto nasceu de um sonho e quero continuar a alimentá-lo. No próximo inverno, quando o alojamento estará fechado, começarei a criar modelos muito simples e clean. E, no verão de 2025, também teremos um protetor solar, que está atualmente em fase de testes.”
Carregue na galeria para conhecer os vários produtos da marca.