compras

Prepare os pincéis: estas são as tendências de maquilhagem para os casamentos de 2023

Das cores que não podem faltar às dicas para o look durar o dia todo, reunimos o que vai estar em alta nas próximas cerimónias.
As convidadas têm mais vontade de arriscar.

A história repete-se todos os anos: as festas de casamento são um dos maiores desafios para as mulheres mais emotivas e que não seguram as lágrimas. Se encaixa neste perfil, nada tema. Felizmente, já existem muitos produtos de maquilhagem à prova de água. Só falta saber quais as melhores técnicas a usar e que cores escolher.

Durante muitos anos, as tendências passavam por uma produção mais sóbria, com tons neutros. Em 2023, continua a apreciar-se uma aparência mais natural, porém, as mulheres têm menos receio de apostar em cores fortes, brilhos e elementos vibrantes. São opções energéticas que combinam com a época do ano, mais quente, colorida e animada.

Algo que não muda é o pressuposto base — uma pele radiante. Quem o diz é a maquilhadora Bel Evelin, com quem falámos minutos depois de ter terminado uma maquilhagem para um casamento. “[A cliente] pediu uma pele natural, mas como se estivesse bronzeada. O contorno e o bronzer vão ser muito usados este ano, para obter uma cor saudável de quem já apanhou sol antes do verão.”

Já nos olhos, que são um dos destaques do rosto, o padrão continua com a preferência por cores solares, que misturam ousadia e sofisticação. Nas sombras destacam-se as variações de laranja, magenta ou lilás, por exemplo. Já não se usam apenas sombras de olhos matte, mas também opções com brilho, em que “só se passa o pincel uma vez ou duas”. É o caso da linha de brilho intenso da Clarins, com destaque para os tons dourados e rose gold: “Funcionam de manhã, à tarde e à noite”, refere.

Nos lábios, o nude também está a ser substituído por tons mais rosados ou alaranjados, mas há um produto que se tornou imprescindível: o lápis labial. É um clássico desde que a maquilhagem existe, mas está agora a regressar em força: “Além de deixar a boca mais definida, também ajuda a manter o batom intacto ao longo do dia”, esclarece.

No meio disto tudo, ainda há outro dilema para muita gente — colocar ou não o temido delineador? Apesar do mito de que não funciona em todos os rostos, “é possível aplicar um eyeliner esfumado, com sombra ou com lápis” que ajuda a alongar os olhos e a reduzir as marcas de cansaço. O recurso  esta técnica é, aliás, umas das principais recomendações de Bel.

O que deve evitar?

Para todos os “sim”, há sempre um “não” a ter em conta. Se o objetivo é manter um visual chique e vibrante, mas natural, deve manter-se afastada de todos os produtos mais pesados — a começar pela base. “Mesmo que a pele exija muita correção, usar muita quantidade não é o caminho certo”, frisa a profissional, desaconselhando também o pó compacto que “esfarela ao longo do dia e marca as linhas de expressão”.

Nos olhos, deve evitar usar tons escuros na pálpebra e que possam borrar, recomenda Bel. “Se não tiver muita segurança a aplicar a sombra, deixe o destaque para a parte superior dos olhos, com os brilhos e a cor”, aconselha, “Na parte de baixo, menos é melhor para a maquilhagem fotografar melhor.”

Vai casar em 2023? Uma das tendências deste ano são os vestidos de noiva mais curtos. Carregue na galeria para descobrir uma seleção de modelos deste tipo (de várias marcas e preços).

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA