Se cada estação tem um estado de espírito que lhe é maioritariamente associado, o mesmo se pode afirmar do tipo de looks que cada uma pede. A escolha das peças que vestimos é não só uma afirmação de estilo, como também reflete, muitas vezes, a nossa personalidade. Seja mais romântica, desportiva ou sofisticada, há peças que agradam a todo o tipo de gostos, principalmente quando a mesma pessoa tem todas as versões em si mesma. Um desses exemplos são os quimonos.
A boa disposição, que floresce na primavera, pede também opções mais coloridas, acompanhadas por padrões, estampados ou lisos. Querem-se propostas mais leves, que possam servir o duplo objetivo de completar um look descontraído ou protagonizar um outfit diferenciador entre os demais. São precisamente essas características que encontra nos quimonos da nova coleção “Tica Mariniére”, que a Vintage Bazaar lançou no início desta nova estação.
“Podem ser usados por cima de um vestido branco, para agasalhar numa noite mais fresca, ou para levar para a praia, por cima do fato de banho”, sugere Patrícia Nunes Pereira, fundadora da marca, na apresentação dos novos modelos, através das redes sociais. Aliás, estes artigos são novos apenas no sentido de chegarem agora ao catálogo da marca oeirense. Porque, na verdade, as peças foram criadas a partir da reutilização de materiais antigos.
“Estes quimonos foram feitos a partir de tapeçarias antigas, reaproveitando os tecidos antigos e transformando-os nestas peças únicas”, refere a responsável, que decidiu apostar no estilo que dá nome à própria marca: o vintage.
“Herdei da minha mãe esta paixão pelo vintage, que influenciou este projeto. Foi ela que me contagiou com este universo do vintage, do prazer da descoberta, mas também de darmos uma nova vida a peças antigas. Os quimonos fizeram-me resgatar essa paixão”, confessa.

A marca oeirense garante que esteve a trabalhar nesta coleção durante o último ano. Cada quimono é uma peça exclusiva. “São peças que carregam histórias. É uma mistura muito bonita. E como só há uma peça de cada, faz-nos dar valor a cada uma, tornando-as especiais. Demorámos a trazer este projeto para a loja online, porque ao reutilizarmos e reciclarmos materiais antigos, faz com que só exista um exemplar de cada. É um universo bonito, colorido e inspirador”, diz a fundadora.
Coloridos, versáteis, com alguns brilhos, diferentes estampados e padrões, “dá para brincar um bocadinho em termos de looks”, sublinha Patrícia, no mês em que a Vintage Bazaar celebra 17 anos de vida. “Chegámos até aqui porque tivemos a capacidade de nos irmos reinventado e a coragem de arriscar em novas ideias”, afirma.
Perfeitos para as “vintage bohemian lovers”, como refere a marca, os quimonos são uma peça essencial nos looks de primavera-verão. Fáceis de conjugar, reversíveis e confortáveis, têm manga comprida, bolsos frontais e corte direito, o que os torna unisexo.
A composição é 100 por cento algodão e todos eles são tamanho único. Já os preços variam entre 88€ e 118€. Encontra-os na loja online da Vintage Bazaar ou no espaço físico da marca, em Santo Amaro de Oeiras.
Carregue na galeria para conhecer as diferentes propostas.