Com um pé em Portugal e outro em Espanha. Foi assim que nasceu a Blanky, a primeira marca portuguesa a comercializar cobertores que relaxam o corpo de uma forma semelhante a uma massagem, com uma solução inovadora para melhorar a qualidade do sono.
O método chama-se Deep Touch Pressure (DTP) e o que faz, concretamente, é proporcionar um sono mais descansado e tranquilo graças ao peso extra de cada cobertor, que serve também para acalmar pessoas que sofrem de stress ou ansiedade. Esta solução ajuda o cérebro a criar naturalmente serotonina, aquela que é conhecida como a “hormona da felicidade”.
Em 2020, Pedro Caseiro e Ricardo Parreira lançaram a Blanky no mercado ibérico. Agora, cerca de um ano depois, a marca passou a ser comercializada online para o resto da Europa, incluindo o Reino Unido. Tudo acontece através do website.
“Desde o início que o nosso projeto com ADN português tinha a ambição de ser internacional. Foi por isso que, quando lançámos a Blanky, também o fizemos simultaneamente em Espanha. E é por isso que agora faz todo o sentido alargar a distribuição para a Europa, pois era esse o passo natural que faltava”, conta Pedro, diretor de marketing e vendas.
Pela primeira vez, o projeto vai enfrentar uma concorrência mais forte em alguns mercados. “Embora o cobertor pesado seja uma solução recente no mass market ibérico, em países como a Suécia, Dinamarca, Reino Unido, França e Alemanha já é usado para fins terapêuticos há mais de 15 anos”, explica.
De Portugal para o resto do continente, os cobertores pesados da Blanky são distribuídos a partir do centro logístico, sediado no Montijo. A empresa mudou recentemente as suas instalações para o atual polo, três vezes maior do que o inicial.
“Nesta fase de expansão, a equipa continuará a operar desde Portugal, com a produção dos cobertores a ser assegurada por duas fábricas nacionais e uma estrangeira.” O facto de a confeção não ser 100 por cento nacional, conta Ricardo, responsável pela logística e produção, prende-se unicamente com o facto de ainda não existirem condições no nosso País para dar resposta às necessidades específicas da empresa.
Ainda assim, os dois cofundadores fazem um balanço “muito positivo” do primeiro ano. O volume de vendas no País foi três vezes superior às expetativas iniciais e, até 2022, a marca espera ultrapassar um milhão de euros em faturação.
“Se pensarmos que o cobertor pesado ainda é um produto que precisa de ser dado a experimentar aos portugueses, por ser uma inovação neste mercado, então podemos dizer que a recetividade foi muito boa.”
Portugal é um dos cinco países da OCDE que mais consomem ansiolíticos. Os portugueses têm propensão para problemas inibidores de sono, como a ansiedade ou a depressão. Já em 2018, um estudo do Instituto Egas Moniz mostrou que cerca de uma em cada três pessoas sofrem com a falta de sono. Com a pandemia, esta situação pode ter duplicado durante o confinamento, aponta a Deco Proteste.
Ainda este ano, é expetável que a Blanky (atualmente apenas à venda online) passe a ser comercializada no retalho físico nacional.
Os cobertores estão à venda em três versões: Conforto Individual, Conforto a Dois e Kids. O peso varia entre os 2 e os 15 quilos. Para escolher o modelo mais adequado, saiba que peso deve ter 10 por cento do seu peso — ou 20 por cento da pessoa mais leve, no caso dos casais. Uma pessoa que pese 50 quilos, por exemplo, deverá optar por um cobertor de aproximadamente cinco quilos.
Todos os modelos podem ser lavados na máquina a 30.º graus e contam com um forro interior com camada dupla, que permite que os grãos de vidro se desloquem. Além disso, têm uma camada de poliéster híbrido de baixa e alta densidade, que evita vazamentos e rasgos. As entregas são gratuitas e os preços variam entre os 139€ e os 239€. As compras incluem todas um período de experimentação que é válido durante 30 dias.
A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor as propostas da Blanky.