compras

Oficina de cerâmica mais cool do concelho lança nova coleção

A responsável inspirou-se no mar e criou corais realistas para colocar dentro de aquários. A ideia é fugir ao plástico.
Uma das novidades.

A lista de decorações para aquários tornou-se infinita nos últimos anos. Afinal de contas ter um habitat destes em casa torna-a mais bonita e acolhedora. O problema é que o plástico é o recurso mais utilizado para fazer exemplares tão idênticos aos originais. Desta forma, consegue criar um espaço mais próximo do fundo do mar para os seus peixes, mas ao mesmo tempo acaba por colocá-los em perigo.

No sentido de disponibilizar alternativas menos nocivas para estes pequenos animais tão coloridos, Teresa Vieira juntou o seu talento para a cerâmica com a paixão pela vida marinha e lançou uma nova coleção. Esta última é composta apenas por réplicas de corais. O objetivo é fazer uma total substituição do plástico por peças únicas que não encontra em mais lado nenhum. 

“A inspiração para as obras vem do fundo do mar. Faço mergulho há muito tempo e foi ficando essa paixão. Depois também tenho a sorte de ter uma filha bióloga e acesso aos livros dela. Desenvolvi os corais com anémonas, mas vou fazer também uma coleção com baleias. Vou vidrar as anémonas com as cores originais dos corais e espero que o mercado reaja como eu. Há falta de oferta de decorações para aquários genuínas e autênticas principalmente sem plástico. Espero que possa contribuir para a redução dos plásticos e dos derivados do petróleo. Cada peça é única, porque a cerâmica é isso mesmo. É o que a alma transmite cá para fora através das nossas mãos”, explica Teresa Vieira, a artista de 61 anos. 

Uma das peças em desenvolvimento.

Outra dos objetivos da artista é alertar para o consumo exagerado de plástico nas nossas vidas. Quando questionada sobre o tema, a responsável pela oficina responde que “se todas as pessoas tiverem consciência e fizerem o seu melhor para reduzir o consumo, menor será a quantidade que vai parar ao mar”. 

Encarregue ela própria de três aquários, Teresa já os decorou com as últimas criações que desenvolveu. As formas são sempre as da natureza: orgânicas e tal e qual como a artista as vê. A base será sempre branca e mate para imitar da melhor forma possível os verdadeiros corais, sendo que as anémonas podem ter a cor que os clientes quiserem. Relativamente a tamanhos, é possível fazer um encomenda por medida. Dado que são peças demoradas e com inúmeros detalhes, os preços começam nos 40€ e vão subindo consoante o pedido feito. 

Algumas das cores disponíveis.

“Uma cliente já apressou uma peça destas apenas para colocar num móvel lá de casa. Não queria colocar dentro de um aquário e achou-a suficientemente bonita para estar à vista enquanto decoração. Isso é animador. Estas são peças com movimento e com uma essência naturalista, obviamente. São peças importantes no sentido em que os corais estão a morrer com o aquecimento global, não esquecendo que ainda existe muita apanha do coral. O meu trabalho passará sempre, de uma forma ou de outra, por ser uma chamada de atenção em relação ao nosso planeta e à sustentabilidade dos nossos recursos”, acrescenta. 

Em conversa com a New in Oeiras, a artista revela que a grande inspiração para a próxima coleção são as baleias. Teresa vai reproduzir, pelo menos, oito espécies diferentes. As primeiras tentativas já estão terminadas e tratam-se de exemplares da baleia-corcunda. 

Recorde-se que Teresa Vieira está a realizar um sonho, depois de ter estado emigrada em vários países a trabalhar na área de marketing. Esta foi a sua primeira profissão. A 10 de dezembro de 2020, abriu a própria oficina na casa onde nasceu: Algés. Neste espaço, encontra peças que misturam várias técnicas manuais: cestaria, olaria, madeira, decapê e até bijuteria. É no número 11 da Rua Mariana de Lencastre que as obras ganham forma. Caso queira fazer uma visita, basta ligar para o número de telemóvel 917 768 648 e combinar um dia e uma hora.

As obras vão sendo divulgadas nas páginas de Facebook e Instagram, sendo que as encomendas estão disponíveis através de mensagem privada. Depois, pode recebê-las em casa via CTT. 

Carregue na galeria para conhecer alguns dos trabalhos mais incríveis feitos por Teresa Vieira. 

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA