“Oeiras”. É este o nome da nova coleção de outono-inverno da Vintage Bazaar, em homenagem à terra que sempre foi casa para a marca. Foi em 2007 que Patrícia Nunes Pereira decidiu abrir um espaço para a marca que tinha acabado de criar, dedicada à revenda de peças multimarca. Não demorou muito até decidir criar a sua própria etiqueta e a conquistar clientes fiéis que a seguem até hoje.
O estilo boémio chic, muito sob influência da moda e da estética dos anos 70, influenciou, desde logo, o conceito da loja. Desde os vestidos — a grande imagem de marca da Vintage Bazaar — até às camisas, camisolas, tops, calções, calças, macacões e acessórios, todas as peças criam looks modernos, alguns ousados, outros mais românticos, mas todos com uma forte aposta na elegância e conforto.
Apesar de, atualmente, a marca ter lojas no Chiado, Porto e Aljezur (esta última inaugurada na primavera deste ano), a sede continua a ser em Santo Amaro de Oeiras, naquele que foi o bairro onde a própria fundadora viveu nos anos de infância e juventude. “Orgulho-me de fazer parte de uma nova cultura de comércio de rua, que preserva a história e tradição, onde o detalhe, a atenção e o cliente têm o papel principal”, afirma Patrícia.
A nova coleção, lançada nesta quinta-feira, 16 de novembro, é a penúltima deste ano. “Estamos a chegar ao fim do ano e a aproximar-nos dos nossos 17 anos. É, por isso, uma época mais nostálgica, daí que o tema da coleção nos tenha levado a casa. Foi em Santo Amaro de Oeiras que tudo começou e aqui continua a ser a sede deste projeto atrevido e cheio de alma”, refere a fundadora.
“Agora que nos aproximamos a passos largos desta época especial, que é o Natal, faz sentido, mais do que nunca, sentirmo-nos em casa e bem perto de todas vocês que, ano após ano, têm tornado este sonho possível”, sublinha, concluindo que “com a época festiva a aproximar-se, decidimos fotografar aqui perto, dentro do concelho de Oeiras”.
Foi na Fábrica da Pólvora, em Barcarena, que decorreu a sessão fotográfica, por ser um espaço especial e cheio de cor, segundo Patrícia. As características paredes amarelas do espaço contrastam com as cores fortes que pintam as novas peças. Púrpura, laranja e castanho são os tons predominantes da nova coleção, que inclui desde blusas a vestidos, que poderão ser usados nas festas que se aproximam, como também casacos e camisolas bem aconchegantes.

Uma das peças que se destaca, por fazer parte de uma das grandes tendências deste ano, para a estação fria, é um vestido de malha comprido, no modelo “Vouga”. É uma peça que está no topo das preferências das mulheres mais práticas, que não querem perder muito tempo na hora de se vestirem, mas querem estar elegantes. É, sem dúvida, um must have para combater o frio sem ter que usar várias camadas de roupa sobrepostas.
De gola subida e manga comprida “é um básico intemporal que se destaca pelo seu tecido macio e muito confortável”, refere a marca, sendo também muito fácil de conjugar. Pode combinar com sapatilhas, para um look mais casual, ou umas biker boots quando quer tornar o outfit mais especial. É de tamanho único (S/M/L) e custa 78€. Encontra-o tanto na loja online, como nos espaços físicos da marca.
Apesar de afirmar que abrandou no ritmo de lançar novas coleções quinzenalmente, sendo agora mais espaçadas, a Vintage Bazaar garante que continuam a chegar às lojas peças exclusivas todas as semanas, para dar resposta às clientes ávidas por novidades, como se foram habituando ao longo dos anos. Para 2024, a Vintage Bazaar garante que vai “começar em grande, com muita intensidade e muitas coleções”.