Apesar de nem sempre ter sido um percurso linear, a trajetória de Ana Rita Ferreira acabou por a conduzir ao universo da moda. Tudo começou no mundo do jornalismo e da comunicação, que explorou durante a licenciatura, o mestrado e alguns estágios na área.
Anos mais tarde, decidiu mudar de rumo e trabalhou numa agência de comunicação, mas rapidamente percebeu que essa não era a sua verdadeira vocação. “Queria experimentar várias áreas e entender onde me poderia enquadrar, ao mesmo tempo que ganhava conhecimento para mais tarde seguir sozinha”, explica a jovem de 30 anos à NiO.
Ana Rita começou a trabalhar por conta própria em 2019, como gestora de redes sociais, prestando também serviços de consultoria a outras marcas e criando conteúdos, atividade que mantém até hoje.
A ideia de criar a sua própria marca surgiu durante a pandemia, quando Ana Rita e a irmã mais velha, Ana Catarina (37 anos), se juntaram com o mesmo objetivo: mudar de estilo de vida. “Desde sempre que tínhamos por hábito desenhar as nossas próprias peças, principalmente para casamentos e ocasiões especiais. Nunca encontrávamos opções de que gostássemos em lojas e, por vezes, precisávamos de algo tão específico que não existia à venda.” Assim nasceu a Mannatelier, em Caxias, que celebra o terceiro aniversário em 2025.
Os primeiros anos foram desafiantes, devido a toda a logística envolvida na criação de uma marca do zero, mas as irmãs mantiveram-se unidas. “Só fazia sentido fazê-lo juntas. A ideia surgiu em conjunto e sabia que não ia conseguir levar a marca para a frente sozinha. Acabamos por nos motivar”, afirma.
Aos poucos, construíram o seu próprio atelier, com produção própria e serviço de alfaiataria. Na Mannatelier, todas as peças e modelos são totalmente personalizáveis.
“Temos sempre artigos disponíveis, para quando as clientes nos visitam com maior urgência consigam levar imediatamente o que precisam. No caso de procurar uma peça específica, um corte diferente ou até mesmo personalizar algum vestido que já temos, também é possível”. Este serviço não tem qualquer custo adicional.
Ver esta publicação no Instagram
Caso as peças necessitem de ajuste nas medidas, basta contactar a marca através das redes sociais, enviar as medidas corretas e, se for algo fácil, o ajuste será feito. Em casos mais complicados, o atelier faz um vestido igual ao que a cliente comprou, com as medidas pretendidas. Também é possível misturar padrões e silhuetas e criar modelos que não estejam disponíveis no site.
“Fazemos todas as peças em qualquer cor e padrão. Caso pretendam personalizar completamente, basta falar connosco“, sublinha.
Atualmente, a marca lança apenas uma coleção por ano, uma vez que sentiram uma maior procura por vestidos e conjuntos de primavera/verão. “O inverno não era o nosso forte e, por isso, decidimos deixar de fazer esse investimento. Assim, temos mais tempo para nos inspirar e pensar em novas peças.”
Apesar de ser organizada em coleções, a verdade é que todas as propostas que a marca lançou nestes últimos três anos continuam disponíveis, para a cliente não perder as referências dos modelos favoritos.
“O que fazemos é produzir consoante as encomendas que temos para não existir desperdício de tecidos e materiais. Em loja temos mais de 100 vestidos disponíveis e tentamos ter um de cada modelo com os respetivos tamanhos”. Os valores começam nos 149€.
As encomendas podem ser feitas através do site ou caso pretenda experimentar antes de comprar, o melhor é marcar um horário. As confeções demoram até cinco dias úteis e os envios chegam até dois dias. Caso pretenda, também é possível levantar a sua encomenda no atelier, basta enviar mensagem privada à marca e o valor do envio será reembolsado.
Carregue na galeria para cver algumas imagens do atelier Mannatelier, em Caxias.