A forma como a nossa pele reage às mais variadas situações, pode estar relacionada como a forma como nos sentimos. As emoções têm um papel ativo na nossa aparência e até há quem defenda que, quando estamos felizes, “isso nota-se na nossa cara” — e nem se estão a referir ao sorriso. O grupo Sisley quis estudar esta relação e para perceber se existe realmente uma ponte entre as emoções e a beleza. O resultado foi o lançamento de marca que aposta em produtos que enaltecem esta ligação.
Depois de alguns anos a ser desenvolvida nos laboratórios Sisley, a Neuraé foi lançada em abril de 2024 nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Itália. Chegou a ser considerada a “Melhor Nova Marca” pela “Harper’s Bazaar UK” e levou o título de “Future of Beauty” pela “ELLE USA”. Agora, está prestes a chegar a Portugal.
A marca de cosmética foi apresentada com a promessa de redefinir a forma como cuidamos da pele e do bem-estar. “Já tínhamos a aspiração de desenvolver uma marca de cosméticos nova, ou comprar alguma que estivesse já no mercado. Mas após alguma pesquisa e ponderação percebemos que temos laboratórios com alta qualidade, o know-how e matérias-primas. Então decidimos utilizá-los para desenvolver uma insígnia”, explica à NiT Isabel Costa Cabral, diretora-geral da Sisley em Portugal.
Após alguma pesquisa perceberam que poderia haver realmente uma relação muito particular entre o estado de espírito e aspeto da pele e decidiram investir em investigação e validar cientificamente esta ligação. “Depois fomos para o laboratório e percebemos que havia ingredientes que atuavam positivamente nas nossas emoções e, por consequência, no aspeto da nossa pele. Continuámos a avançar e começámos a desenvolver uma marca baseada na neurociência”, refere.

“Há aromas que despertam mais emoções positivas e relaxantes e foi a partir dai que desenvolvemos uma patente que é a base da Neuraé, a N|A3, que alia ingredientes naturais e neuroativos a fragrâncias concebidas para estimular respostas positivas no cérebro e limitar as negativas, como os recetores da dor”, adianta a marca, garantindo que, assim, ao mesmo tempo que trata a pele, está também a promover equilíbrio emocional.
Com esta patente desenvolveram fórmulas que atuam em duas dimensões: corrigem os sinais visíveis, como as rugas causadas pelas emoções, a perda de luminosidade e firmeza e, em simultâneo, promovem o bem-estar. Após chegarem às fórmulas, estas passaram por diferentes testes para serem validadas cientificamente.
“Temos esta preocupação de conseguir comprovar o que estamos a oferecer às pessoas, por isso, primeiro fizemos testes na pele de 140 pessoas, para comprovar os nossos ingredientes, perceber a tolerância aos mesmos e comprovar os efeitos que os cosméticos tinham no aspeto, na flacidez, na qualidade e textura da pele, na luminosidade e nas rugas de cansaço. Depois dizemos outros testes de emoções para perceber o resultado dos produtos. Atualmente podemos dizer que são fórmulas pensadas para toda a gente, sem diferir por género ou idade”, diz a diretora da Sisley.
A Neuraé apresenta-se ao mercado com quatro gamas. A Énergie foi pensada para quem precisa de revitalizar a pele cansada e de melhorar a firmeza. Há também a Joy para recuperar a “luminosidade e o brilho característico de momentos felizes” e a Serenity para calmar peles mais reativas e que estejam afetadas pelo stress.
“Temos outra linha que se combina com todas, a Harmony, com dois produtos já lançados também em Portugal, como o óleo e o sérum. Em novembro irá chegar a sleeping mask que já se tornou num bestseller da marca. Esta linha foi pensada para equilibrar a pele e fazer um reset. São produtos anti-idade que conseguem suavizar a pele.” Cada gama pode ser combinada entre si ou integrada em rotinas já existentes, de forma a responder às necessidades de cada cliente.
A marca vai ficar disponível nas lojas Wells nos primeiros dias de outubro. Os cremes irão custar 130€, o sérum 150€ e o óleo 140€. A Neuraé continua a trabalhar na investigação e na expansão, com a chegada em 2026 a novos países, como a China.

LET'S ROCK






