compras

Neste workshop vai aprender a usar a máquina de costura — e a recuperar peças de ganga

Aline Araújo, criadora do projeto Karioca Upcycle, é a responsável pela aula marcada para 12 de agosto, em Oeiras.
A formadora é formada em Moda.

Saber costurar dá muito jeito, não há como negar. Seja para arranjar roupa que se estragou, fazer a bainha de umas calças, voltar a colocar no sítio um botão que caiu, ou até para criar uma peça de raiz, a verdade é que as gerações mais velhas aprendiam a fazê-lo desde cedo, enquanto os mais jovens, atualmente, em muitos casos, não sabem sequer como usar uma agulha. 

Se se identifica com a descrição, mas quer mudar esta realidade e aprender a costurar para remendar as suas peças de roupa ou até para trabalhar profissionalmente na área, no futuro, o ideal é começar a aprender as técnicas mais básicas. É essa aprendizagem que está no centro do workshop de corte e costura que vai decorrer no dia 12 de agosto, sábado, em Oeiras. 

A aula será dada por Aline Araújo, criadora do projeto Karioca Upcycle, cujo conceito é dar uma nova vida a peças de ganga em segunda mão, sem uso ou que estejam estragadas, apostando numa prática de moda sustentável. A brasileira, que vem de uma família de costureiras, tem várias formações na área da Moda e Comunicação e está atualmente a tirar o curso Design de Moda em Portugal. Foi por cá que decidiu pôr em prática o sonho antigo de ter uma marca com criações suas, apostando na reciclagem das peças feitas a partir de ganga reutilizada.

A formação destina-se, assim, a quem nunca trabalhou numa máquina de costura, mas quer aprender o básico para poder depois criar ou consertar as suas próprias roupas, “economizando no bolso e evitando mais danos ao nosso planeta”, refere a responsável.  

Nesta aula, que é 100 por cento prática, os participantes vão aprender a manusear uma máquina de costura (pode levar a sua própria ou usar a do workshop), colocar linha, encher bobina e conhecer todas as funções e pontos da mesma, praticando os exercícios básicos. O objetivo passa por fazer toda a modelagem de uma ecobag em ganga, ou seja, cortar, coser e sair da formação com ela pronta.

O workshop vai decorrer entre as 14 e as 16 horas, no espaço Aila Sales, situado na Rua Brito Camacho, 11B, na zona da Figueirinha, em Oeiras. Depois de aprender o básico, vai poder começar a experimentar fazer as suas próprias peças de roupa, consertos e bainhas. 

O workshop tem 12 vagas e destina-se a maiores de 15 anos. O valor é de 30€ por pessoa, com material incluído, como linhas, fita métrica, agulha, máquina, réguas e retalhos. É aconselhado que cada participante leve uma tesoura para tecido, a sua própria máquina de costura (se tiver), lápis e caderno e ainda umas calças de ganga antigas que já não estejam em uso, para fazer a ecobag. 

As inscrições são feitas por email para linyfashon@nulloutlook.com ou pela página de Instagram do projeto Karioca Upcycle. Pode também seguir o projeto no Facebook para conhecer melhor o trabalho de Aline Araújo. 

A formação é de duas horas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA