compras

Neste workshop em Carnaxide vai aprender todas as técnicas para criar velas artesanais

O atelier da i9Arte vai receber mais uma turma no dia 14 de abril, domingo. As vagas são limitadas.
Imagem ilustrativa de Freepik.

Fazer projetos artesanais é, para muitos, mais do que um passatempo. Torna-se numa forma de terapia e, cada vez mais, há quem queira aprender a criar objetos utilitários ou decorativos com as próprias mãos. Se é o seu caso, mas não sabe bem por onde começar, pode experimentar os workshops da i9Arte. Entre as diferentes opções, há um dedicado a velas artesanais.

O de março já se encontra esgotado, mas estão abertas as inscrições para o do próximo mês, marcado para dia 14 de abril. Vai realizar-se entre as 9 e as 13 horas, num total de quatro horas de aula, onde vai aprender as técnicas certas para criar velas artesanais e naturais, que são uma das imagens de marca da empresa oeirense. 

O workshop será dividido em duas partes. No primeiro módulo, com a duração de três horas, serão explicados quais os materiais necessários e como utilizá-los, entre ceras, parafinas, pavios e fragrâncias, bem como as medidas e temperaturas, a cura da cera e a resolução de problemas e precauções que precisa ter na hora da produção de novas peças. 

O segundo módulo, com a duração de uma hora, será dedicado à cera perfumada, cujos pedaços são um complemento às velas. Aqui irá aprender como fazer os moldes, a decoração e quais os materiais necessários para ter sucesso neste seu projeto artesanal. 

O objetivo é dar aos participantes as ferramentas necessárias para depois serem eles próprios a produzir as suas próprias velas. Apesar de ter de seguir alguns passos específicos, esta atividade permite também soltar a sua veia criativa e artística, escolhendo os aromas e os elementos naturais favoritos para compor a sua peça.

“Fazer uma vela requer tempo e rigor, é um processo tranquilo, introspetivo e apaziguador”, afirma a marca oeirense, gerida por duas irmãs, que começaram por dedicar-se ao restauro, até perceberem que podiam ir mais longe com a empresa familiar. Tânia Espírito Santo, de 49 anos, é formada em Psicologia, e Patrícia Espírito Santo, de 43 anos, tem formação em Relações Públicas e Publicidade. Foi no artesanato que encontraram o caminho certo para este projeto comum.

Todas as peças são totalmente idealizadas e criadas por ambas. As irmãs investem constantemente em novas formações, para adquirir diferentes conhecimentos e práticas, que vão desde o macramé, ao stencil, passando pela carpintaria. Ensinar está-lhes também no sangue e, por isso, organizam workshops regulares para partilhar a sua arte. 

O valor do workshop é de 65€ e inclui todo o material de utilização prática e de apoio teórico e um coffee break. Além disso, “só tem que levar vontade de aprender e um caderno de apontamentos”, garante a marca. As vagas são limitadas, por isso se quiser participar não perca tempo e inscreva-se já através de um formulário online. 

O workshop realiza-se no atelier da i9Arte, situado no Parque de Ateliers da Quinta do Salles, na Estrada de São Marçal, 23, Atelier B17, na Outurela, em Carnaxide. Siga a página de Instagram da marca para ficar a par das próximas iniciativas.

Um trabalho delicado.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA