compras

Nem ao ombro, nem a tiracolo: a tendência de 2024 é usar as carteiras na mão

O segredo do acessório mais usado nos looks de street style está no tamanho da alça. Reunimos algumas propostas.
Os desfiles de moda lançaram o mote.

Durante o desfile da norte-americana Anna Sui, na semana da moda de Nova Iorque, nenhuma das modelos usou uma carteira ao ombro. Quando a primeira manequim apareceu a segurar uma tote bag à volta do pulso, o público percebeu que se tratava de uma escolha propositada: seguiram-se modelos de vários tamanhos, com bordados ou com lantejoulas.

Para este ano, as tendências giram em torno das carteiras com uma alça superior curta, ou seja, que podem ser seguradas pela mão. Dos estampados da AREA, ao estilo vintage de Ludovic de Saint Sernin, as coleções de outono/inverno de 2024 apresentaram inúmeras substitutas das mini bags que dominaram os desfiles do ano passado.

A aposta é muito versátil. Se o acessório tiver um design mais compacto, pode segurá-la como faria com uma clutch tradicional. A maioria são projetadas para serem carregadas com a mão, seguradas elegantemente pela alça curta, mas algumas também são pensadas para serem usadas no pulso ou no antebraço.

No entanto, se a tira for ajustável, a tendência torna-se ainda mais prática. Assim, pode escolher a forma mais adequada de usar a carteira consoante a ocasião. Em situações mais casuais, usar uma carteira de mala curta é menos adequada do que em eventos noturnos, festas ou situações formais.

Além disso, recorde-se que estas opções são feitas para transportar itens essenciais e são mais adequadas para deslocações mais curtas. O objetivo é que sejam práticas, intuitivas e conveniente ao longo do dia. Por isso, evite sobrecarregá-la para garantir que seja fácil de manusear.

E quais são os modelos mais procurados? Após as cores escuras de inverno, está na altura de limpar a paleta, e os brancos árticos parecem ser a solução. Já quem se mantém fiel aos tons escuros, tem optado por tecidos envernizados ou com a textura de crocodilo.

Carregue na galeria para ver a seleção de carteiras de alça curta a partir de 14,50€.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA