compras

Meninos na Linha: a loja que ocupa o lugar do primeiro cinema de Oeiras

Tem também um espaço para festas de anos, workshops e outras atividades.
Uma das propostas.

Há uma loja no número 3 da Rua Febus Moniz, bem no centro da Vila de Oeira, onde, há 89 anos, foi inaugurado o primeiro cinema de Oeiras. “Os Meninos na Linha abriram há 18 anos, primeiro numa loja mais pequena na mesma rua. Mais tarde, mudámos para este espaço maior que nos permitia ter não só a loja mas também um espaço para as festas de anos, workshops e outras atividades”, explica-nos Sofia Cabral, proprietária do espaço.

Em 1932, abria naquele mesmo espaço o primeiro cinema de Oeiras. Ainda mudos, os filmes eram acompanhados ao piano pelo senhor Bonvalot. No terraço, eram realizados bailes. “Mais tarde, o espaço foi dividido ao meio, funcionando de um lado grémio, e do outro a loja do leite Ucal.”

Quando Sofia Cabral comprou o espaço, estava totalmente ao abandono e a necessitar de um restauro profundo. A traça do edifício foi mantida e os pequenos pormenores foram todos restaurados. O palco, feito de uma madeira rara, também foi alvo de um grande restauro.

E como surgiu o projeto Meninos na Linha, que já conta com 18 anos? Sofia Cabral trabalhava como diretora de Recursos Humanos na cadeia de lojas Valentim de Carvalho. “Sempre adorei crianças, e brinquedos diferentes que puxassem pela criatividade e imaginação. Senti como mãe de três filhas que havia essa lacuna no mercado.”

A proprietária nasceu em Lisboa, mas vive em Oeiras e é apaixonada pelo concelho. “A Meninos na Linha tem um conceito de family store. O nosso conceito é ter a solução para qualquer idade e para qualquer budget. No princípio, a loja era mais direcionada para crianças. As clientes começaram a pedir produtos para o resto da família e para as educadoras e passámos a ter assim também produtos para adultos como roupa, acessórios, gifts.”

Além disso, existem presentes personalizados, uma linha de fatos de banho, e uma linha de produtos religiosos para batizados e Primeira Comunhão, pela proximidade da loja à igreja. Os preços são bem diversos e começam em apenas 1€. Há produtos únicos, feitos por artesãos, e outros importados.

A pandemia tem tido um impacto no projeto, que já se está a reinventar: “Tem sido muito complicado principalmente nas zonas das festas que está mesmo encerrado há um ano. Estamos agora a reinventar o espaço e começar a ter outro tipo de eventos onde seja possível ter menos gente, como workshops de arte, ioga, e pequenos concertos.”

As vendas têm sido feitas online, mas não chegam para equilibrar as contas. Quando for possível reabrir, a Meninos na Linha vai funcionar de segunda-feira a sábado, entre as 10 e as 19 horas. Assim que sejam permitidas as festas, a loja irá abrir também ao domingo, sempre com todas as medidas de segurança.

As compras online podem ser feitas através das páginas de Instagram e Facebook da loja. Carregue na galeria para conhecer melhor a loja e os artigos que por lá encontra.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA