compras

Março é o mês do granel e a Despensa R preparou várias surpresas na loja

O espaço de Algés propõe aos clientes o desafio "31 dias de consumo mais consciente", para que se torne numa prática regular.

A Despensa R abriu no início de junho de 2023, em Algés, e meio ano depois foi considerada pelos leitores da New in Oeiras como a melhor loja do ano. O destaque nos Prémios NiO deu ao responsável, Daniel Gil, a certeza de que a aposta num espaço que pretende promover um estilo de vida mais consciente, sustentável e ecológico foi certeira. Além de mudar o conceito de compras dos clientes, a loja quer mudar mentalidades e, por isso, associa-se à iniciativa “Março, mês do granel e da reutilização”.

O movimento começou em França, em 2016, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do granel e da reutilização das embalagens. Rapidamente se estendeu a outros países e Portugal não ficou de fora, com várias marcas, comerciantes e consumidores a aderirem e a promoverem iniciativas assentes neste conceito, anualmente. 

Ora, a venda a granel e a reutilização (evitando o desperdício) são precisamente os conceitos base da Despensa R, nome que está relacionado com todos os “R’s” ligados à sustentabilidade: reciclar, reutilizar, reduzir, recusar, repensar. Entre produtos alimentares e de higiene pessoal e do lar, a loja comercializa produtos biológicos e artesanais, recuperando um conceito tradicional de mercearia, com um ambiente moderno e uma decoração simples, onde se destaca a cor verde, numa clara associação a uma vida mais natural e saudável.

Assim, entre os dias 1 e 31 de março, a Despensa R preparou uma agenda recheada de iniciativas em loja para captar novos clientes, incentivá-los a adotar hábitos mais ecológicos, sensibilizá-los para as vantagens do granel e da reutilização, indicando-os como “ferramenta na ação climática”, afirma Daniel. 

No dia 9 de março, sábado, a Despensa R vai receber uma sessão aberta e gratuita de cosmética natural, com a ajuda da fundadora da marca Norah Orgânico, para esclarecer dúvidas sobre as diferenças desta para a convencional, com direito a descontos nos produtos da marca para quem quiser participar. A atividade está marcada para as 11h30. No caso de se querer inscrever, envie um email para info@nulldespensar.pt. 

No sábado seguinte, 16 de março, vai decorrer na loja o evento “Pensar Saúde”, um workshop de health coaching. “Vamos mergulhar em estratégias práticas para transformar rotinas, aprender a fazer escolhas alimentares inteligentes, incorporar exercícios de forma simples e gerir o stress”, conta Daniel Gil.

A sessão será feira com uma health coach e um psicólogo clínico, que vão focar a sessão num conceito de mudança positiva, com a aprendizagem de hábitos saudáveis, momentos de partilha e criação de um plano de ação pessoal. “É uma clara de começarem a investir na saúde e bem-estar, físico e mental”, aponta o responsável. 

Com início às 17 horas, tem a duração prevista de duas horas. O valor é de 30€ e inclui ainda um e-book com três receitas saudáveis, uma infusão bio durante o evento, desconto de 10 por cento numa compra à escolha na Despensa R, e ainda uma sessão privada com a formadora Elisabetha (numa data a agendar posteriormente).

A par destes eventos, haverá também quizzes semanais na loja, colocando à prova o conhecimento dos clientes sobre sustentabilidade e agricultura biológica. “O cliente mais rápido da semana a responder corretamente ganhará um voucher”, garante Daniel.

Entre as novidades do mês está o lançamento de novos produtos, como o pão de fermentação lenta, com a parceria da Slow Sourdough & Co e “uma grande surpresa que será revelada no dia 23, quando passamos a ser a primeira loja nacional a ter esse produto também a granel”, revela o responsável. “Ambas com direito a degustação nos dias de lançamento”. 

O ideal é ficar atento às redes sociais da loja, tanto o Facebook como o Instagram, para não perder as novidades. De seguida, carregue na galeria para conhecer os espaços da loja. 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Dr. Manuel de Arriaga 4D
    1495-087 Algés
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta das 10h às 13h30 e das 14h às 19h
  • Sábado das 9h às 13h30 e das 14h às 17h
  • Encerra ao domingo

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA