A Balenciaga já nos habituou a lançamentos excêntricos. Em 2022, a centenária marca espanhola dividiu opiniões quando apresentou carteiras em forma de sacos de batata frita. A campanha foi lançada em parceria com Lays e cada um dos modelos custava 1800€. Se na altura não foi a tempo de garantir o seu exemplar, agora tem uma nova oportunidade: a insígnia lançou a sua própria versão.
Desta vez, as carteiras não fazem referência a nenhuma empresa de snacks. Trata-se na mesma de um pacote vazio, que os clientes podem usar como se estivessem a apertar a embalagem. Disponível em três cores, a proposta faz referências a sabores diferentes: o azul corresponde a sal e vinagre; o amarelo a queijo e cebola; e o encarnado a chilli picante.
Feitos inteiramente em pele de bezerro brilhante, os modelos são fabricados em Itália, com as dimensões de 7,9 centímetros de comprimento e 11,8 de altura. As ferragens são em prata envelhecida e tem um fecho com zíper para guardar os seus pertences. O saco tem apenas um compartimento e o forro é espelhado (como nos sacos originais). Os estampados estão tanto na parte da frente como na de trás.
“Quem não ama um escândalo de moda?”, questionou o diretor criativo, Demna Gvasalia, em declarações à publicação “Women’s Wear Daily”. A verdade é que, por mais polémicos que os lançamentos da Balenciaga possam ser, geram um hype que continua a manter a marca histórica sob os holofotes. Nem que seja para nos fazer questionar até onde pode ir a moda à boleia das estratégias de marketing.
Desde que Demna Gvasalia assumiu as rédeas da casa de moda em 2015, que o designer tem apostado em inspirações inusitadas para desenvolver criações tão bizarras que, por vezes, nem parecem reais. Depois das sapatilhas estragadas de origem ou do saco do lixo como acessório do luxo, a etiqueta voltou a provar que a criatividade (ou vontade de provocar) não faltam por ali.
As carteiras estão à venda nas lojas e no site. Cada uma custa 1490€, um preço ligeiramente mais acessível em comparação com o primeiro lançamento do género, feito em 2022.
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