Desde janeiro deste ano, quem fosse até ao número 20B da Rua Dr. José da Cunha no Fórum Oeiras, batia com o nariz na porta. A loja da Cerâmicas na Linha fechou para obras no início do ano, para desgosto dos apaixonados por cerâmica que tinham naquele espaço um refúgio, descrito como um pequeno paraíso. É certo que podiam visitar as lojas da marca no Chiado ou em Cascais mas, para quem estava acostumado à loja oeirense, não era a mesma coisa.
A data para regressar ao ativo estava marcada para o início do verão, mas os sucessivos atrasos nos trabalhos foram adiando a reabertura. Após dez meses de portas fechadas, na passada quinta-feira, dia 27 de outubro, a Cerâmicas na Linha de Oeiras reabriu, totalmente renovada.
Se se lembra da loja como era antes, com estantes de madeira espalhadas pelo espaço, corredores estreitos entre cada uma, com um visual quase de armazém, esqueça essa imagem, pois o que vai encontrar é algo completamente diferente. Com um ambiente mais moderno, elegante e, sobretudo, mais prático, a loja tem recebido inúmeros elogios por parte dos clientes que já foram visitá-la. “No primeiro dia víamos as pessoas a entrar já a sorrir”, revela Natália Pires, fundadora da Cerâmicas na Linha que se tornou numa verdadeira love brand.
À primeira vista, o que vai notar logo é que a loja está muito mais espaçosa, mais luminosa e mais atrativa visualmente. Mas a grande novidade passa pela disposição do espaço: é que agora há um segundo piso. “Temos um pé direito alto, o que é uma enorme vantagem, por isso pudemos criar outro andar e dispor as peças e as marcas representadas de uma forma mais adequada, com melhores condições e mais qualidade”, afirma Natália. “Agora os clientes entram e conseguem ver onde está tudo. A loja está mais arejada, tem mais espaço para os clientes se movimentarem”, remata.
Em 2011, quando a Cerâmicas na Linha foi fundada, a ideia era apenas vender os stocks dos excedentes das fábricas. Apesar de ainda hoje continuar a fazê-lo, com o tempo a loja habituou os clientes a encontrar uma oferta mais abrangente e peças de conceituadas marcas portuguesas. Não há artigo de cerâmica, com certo tamanho, cor ou formato que não encontre ali. O problema é que mesmo que vá com uma ideia da peça que quer comprar, vai ficar com vontade de levar metade da loja para casa.
À New in Oeiras, a responsável explicou a nova organização da loja. “À direita de quem entra, temos o balcão, com pinho e madeiras e é deste lado que encontram também as cerâmicas mais rústicas, os excedentes das fábricas. Do lado esquerdo, a organização já é diferente, mais premium, onde estão expostas peças de marcas como a Costa Nova, Terra Fina, Vista Alegre e Bordallo Pinheiro, que está também no piso de cima, com peças de primeira escolha. Há clientes que vêm diretamente à procura destas marcas.”
Bordallo Pinheiro é, aliás, a insígnia que ocupa todo o espaço do segundo piso, no momento. Ali pode explorar a oferta original da clássica marca portuguesa. “Agora, com mais espaço, podemos ter outras linhas da marca, maior quantidade de peças e também algumas maiores, como a tartaruga gigante que está na parede”, revela Natália.
No Cerâmicas na Linha encontra, como sempre, loiça vendida ao quilo ou peças com preço fixo. A parte boa é que pode conjugar linhas de várias marcas e criar conjuntos únicos e diferentes do que encontra na casa dos seus familiares e amigos. “Damos oportunidade ao cliente de poder escolher e, se quiser, misturar peças. Pode, por exemplo, comprar uns pratos da Bordallo Pinheiro e conjugar com loiça ao quilo”, aponta a fundadora. Os jantares em sua casa nunca mais vão ser os mesmos e, acredite, vão ser elogiados pela originalidade da loiça na mesa.
Outra das novidades que a renovação trouxe é ter sido criado um espaço Luza, a marca própria da Cerâmicas na Linha, que já tinha um cantinho na loja do Chiado, mas que agora ganha o devido destaque também nesta loja. Criar esta insígnia foi um passo natural, depois de tantos anos a vender peças de outras marcas.
A grande impulsionadora foi Rita Luz, filha de Natália, também ligada ao negócio. “Este projeto cresceu porque a minha filha se dedicou muito a isto. Ela é que idealizou a Luza e montou tudo como está agora. É ela que vai às fábricas e que escolhe o produto, já não sou eu. A verdade é que ela já conhecia a indústria através de mim, acompanhava-me antigamente no meu trabalho, e a cerâmica já lhe era familiar, tomou-lhe o gosto”, revela Natália à NiO.
Natália Pires recusou-se a ficar em casa e assim nasceu a Cerâmicas na Linha
A Cerâmicas na Linha foi criada em 2011. Começou com uma pequena loja, em Carcavelos, porque Natália, na altura com 60 anos, não queria ficar parada em casa, “sem nada para fazer”, como conta a própria. A vontade de estar entretida, e a experiência que trazia de 11 anos a trabalhar na área da cerâmica, fê-la criar um pequeno negócio, sem imaginar tudo o que vinha pela frente e o enorme crescimento do negócio.
“O facto de já conhecer a indústria, as fábricas de cerâmica e ter amigos ligados a esta área que me deram uma grande assessoria, ajudou muito. Depois foi crescendo, nem eu sei explicar bem como”, revela a responsável, agora com 72 anos.
A cerâmica é, para Natália, uma paixão, apenas ultrapassada pelo gosto que tem em lidar com as pessoas que visitam as lojas. “É muito gratificante. Todos os dias me surpreendo com as pessoas. Perguntam-me muitas vezes porque não abro uma loja no Porto, mas não quero, porque não estou lá. A minha perspetiva de negócio é que tenho que estar em cima do acontecimento, presente onde acontece a ação”, sublinha.
Atualmente, com três lojas abertas, a Cerâmicas na Linha chega a públicos muito diferentes. “Estamos muito bem localizados em todas as lojas, é um privilégio”, afirma a fundadora.
À NiO, Natália revela que a loja de Oeiras, aberta desde 2013 (quando fechou a de Carcavelos), é aquela que, entre todas, tem a sua alma, a que sente realmente como sua. Talvez por ser a mais antiga, ou por estar localizada no concelho onde mora, é neste espaço que se sente bem.
“Em Oeiras há um público mais familiar, vêm aqui muitas famílias e muitas pessoas que moram no concelho. Há clientes fiéis, outros que vêm ao Fórum para almoçar e passam aqui, há pessoas que vêm sempre espreitar se há novidades, é engraçado. É a loja onde temos mais disponibilidade de atendimento”.
Já as lojas do Chiado (aberta desde 2015, com um espaço Luza desde 2017) e Cascais (desde 2022) atraem muito os turistas, que ficam maravilhados com a cerâmica portuguesa. Seja apenas uma caneca de lembrança, ou conjuntos inteiros para levar para o país de origem, nenhum estrangeiro sai da Cerâmicas na Linha de mãos a abanar. “As vendas são muito boas nas três lojas, mas a do Chiado é uma loucura, a loja chega a estar cheia de gente, quase sem espaço para se mexerem”, revela Natália.
A loja de Cascais, mais pequena, foi criada provisoriamente, este ano, para colmatar a falta do espaço de Oeiras, enquanto estivesse em obras, mas correu tão bem que vão continuar de portas abertas.
Natália confessa-nos que o sucesso traz também muita responsabilidade: “Comecei sozinha na loja, hoje já são mais de 20 colaboradores nas três lojas”. Além das pessoas com quem trabalha, a responsável tem também um forte sentido de compromisso com quem os visita. Com mais de uma década no mercado, a Cerâmicas na Linha tem uma base de clientes fiéis, além de estar sempre a conquistar novos fregueses. Por isso, trabalha com várias fábricas para conseguir constantemente surpreendê-los com novidades e novas coleções.
“Temos ótimas oportunidades, com peças giríssimas que começam nos 5€. Mesmo que não se queira fazer grandes compras, podem sempre levar uma lembrança e ficar com ideias para presentes futuros”, afirma Natália. A verdade, é que com o Natal a chegar, a Cerâmicas na Linha fica sem mãos a medir. Seja para quem quer comprar um conjunto bonito onde servir a ceia na noite da Consoada, ou para encontrar peças giras e úteis para oferecer a amigos, familiares, ou até a colegas de trabalho nas clássicas trocas de amigo secreto, há muito por onde escolher.
“Sempre tentámos ter o preço mais baixo, tivemos que aumentar um pouco agora, pelas circunstâncias que vivemos, mas continuamos a manter valores super acessíveis. Como é uma loja bonita, quem não conhece acha que é cara, mas não é. No Natal nota-se a felicidade das pessoas que, com pouco dinheiro, compram coisas muito giras para oferecer.”, afirma a fundadora.
Também pode encomendar online
Uma das novidades que surgiu durante a pandemia foi a criação da loja online. Na época, com as lojas físicas fechadas, a marca decidiu abrir as encomendas online e, atualmente, envia peças não só para Portugal, como para todo o mundo. O site estará disponível em breve, mas até lá pode seguir a marca e fazer as suas encomendas através das redes sociais como Facebook e Instagram.
Se preferir visitar as lojas para ver as peças ao vivo, pode fazê-lo na Rua Dr. José da Cunha, 20B, em Oeiras; na Rua Capelo, 16, em Lisboa; e na Rua das Flores, 14, em Cascais. Estão abertas todos os dias, com exceção do dia de Natal e Ano Novo. Aproveite e fique também a conhecer a loja do Chiado através deste artigo da NiT.
Para Natália Pires este é o projeto de uma vida e sente que é gratificante ter o reconhecimento dos clientes. “Temos sucesso, mas muito trabalho também. Somos uma equipa fantástica. E eu continuo a cumprir o meu objetivo que é não estar em casa”, remata.
Carregue na galeria para ficar a conhecer a loja de Oeiras totalmente renovada e algumas peças que poderá encontrar por lá.