compras

Iran Khanoom: a adorável influencer de 91 anos que está a dar nas vistas no Instagram

Acredita-se que esta avó é a it girl mais velha do mundo. Na sua conta de Instagram, diz com orgulho que ainda tem os dentes todos.
Com uma sweatshirt acolchoada da Zara.

Em farsi, “Khanoom” significa madame. Foi esse o apelido adotado por aquela que, acredita-se, é a influencer mais velha do mundo. Iran Khanoom tem 91 anos e nasceu no Teerão, a capital do Irão, há mais de nove décadas. É avó e diz orgulhosamente que ainda tem todos os seus dentes.

Se nunca ouviu falar desta it girl fora do baralho, está na altura de ir até ao Instagram e dar uma vista de olhos pelas mais de 560 publicações em que partilha alguns dos seus looks acompanhados por frases inspiradoras, por vezes políticas, e sempre carregadas de positividade.

Foi o seu espírito jovem que conquistou 269 mil seguidores e atraiu parcerias com algumas das casas de luxo mais prestigiadas da indústria da moda, entre elas a Gucci. No entanto, rapidamente se percebe que Iran Khanoom não se cinge às etiquetas exclusivas. Uma das suas perdições são as propostas da fast fashion Zara, que estão espalhadas pelo feed em conjuntos coloridos e vibrantes.

“A moda ajuda-nos a superar os momentos mais difíceis da vida- Não escolho um estilo ou uma direção: acredito que escolher um estilo específico é limitarmo-nos”, diz a iraniana, que define a sua estética como positiva, elegante e pessoal. Os seus look são uma espécie de combinação entre referências de sofisticação da sua geração e as tendências das gerações mais novas. “É uma mistura entre o que aprendi ao longo da vida e o que estou a aprender com o meu neto”.

Aquilo que quer provar é que as mulheres com mais de 50 anos também podem sair dos padrões clássicos. Iran Khanoom quer empoderar todas aquelas que já passaram os 60, 70, 80 e 90, usando o estilo como uma ferramenta que pode trazer confiança a gente de todas as idades. “A arte de vestir, seja com estilos arrasadores, chamativos ou até provocadores, vai além da barreira da idade e não conhece limites”, escreve nas redes sociais.

O que está a fazer ao tornar-se numa fashionista influente é histórico. Mais do que looks, aquilo que entrega em todos os seus posts é uma inspiração de vida. Ao mesmo tempo, também prova que é possível — e até recomendável — ter classe ao conjugar joias valiosas de família e propostas de luxo com peças baratas de fast fashion.

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns looks icónicos de Iran Khanoom com peças da Zara (e links para as encontrar na loja online).

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA