compras

Gostava de aprender a costurar? Pode fazê-lo neste workshop em Oeiras

Aline Araújo, criadora do projeto Karioca Upcycle, vai ensinar o básico da costura. Será a 4 de fevereiro, na loja Planeta R.
Aline tem um projeto de moda sustentável.

Seja para criar uma peça nova, para dar um pontinho numa que se rasgou ou criar algo novo num artigo antigo para lhe dar uma nova “cara”, saber costurar dá muito jeito. Se para as nossas mães e avós isso era uma atividade que aprendiam desde cedo, atualmente, nas gerações mais novas, muitos não sabem sequer como usar uma agulha. 

Se este é o seu caso, mas gostava de aprender para poder remendar as suas peças de roupa ou até para trabalhar profissionalmente nesta área, convém começar pelas técnicas mais básicas. É precisamente esse o objetivo do workshop de costura básica que vai decorrer no dia 4 de fevereiro, sábado, em Oeiras. 

A aula será dada por Aline Araújo, criadora do projeto Karioca Upcycle, que dá uma nova vida a peças de ganga, apostando na moda sustentável. A brasileira tem diversas formações na área da Moda e Comunicação e está atualmente a tirar o curso Design de Moda em Portugal.

Chegou ao nosso País há mais de três anos e em 2021 mudou-se para Oeiras, um concelho que adora pela proximidade ao mar. Vem de uma família de costureiras, por isso desde cedo que este é o seu mundo. Foi por cá que decidiu pôr em prática este sonho antigo de ter uma marca com criações suas, apostando na reciclagem das peças feitas a partir de ganga reutilizadas, em segunda mão. 

Neste workshop vai ensinar “o ‘bê-à-bá’ da costura básica” como a própria refere. A formação destina-se a quem ainda não sabe coser à mão e quer aprender a fazer pequenos consertos nas suas roupas, “evitando gastos para a carteira e para o planeta, reaproveitando peças sem uso por algum defeito”, conta.

Os participantes vão aprender a usar a agulha manual, a fazer alguns pontos básicos à mão, a remendar rasgões, a coser botões e a fazer pinças. Cada pessoa vai poder consertar uma peça à sua escolha. Cada participante deverá levar uma tesoura que corte bem tecido e uma peça sua que necessidade de algum remendo, que tenha um rasgão, que esteja descosturada, que seja preciso coser botões, para aprender a fazer o conserto. 

O workshop tem oito vagas e destina-se a pessoas a partir dos 15 anos. O valor é de 20€ e inclui linhas, agulhas, fita métrica e descosturador. No final, cada participante leva para casa a sua peça remendada e o conhecimento de costura básica para replicar em outras peças que precise. Pode realizar a inscrição online.

A aula vai decorrer entre as 14h30 e as 16h30 do dia 4 de fevereiro, na loja Planeta R, situada na Av. de Moçambique 8B, em Oeiras. Pode seguir a Karioca Upcycle no Instagram e Facebook para conhecer melhor o trabalho de Aline Araújo. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA