A Cerâmicas da Linha, loja situada em Oeiras desde 2013, é conhecida pelas suas diferentes coleções e peças únicas que refletem a tradição e estética da cerâmica portuguesa. Neste espaço, é possível encontrar loiça vendida ao quilo ou peças com preço fixo, ideais para quem gosta de misturar estilos e criar composições únicas.
Além de peças de várias coleções de outras marcas, a Cerâmicas da Linha conta com uma linha própria, a Luza, com um espaço exclusivo dedicado a estas criações, onde se encontram desde copos a talheres, tigelas e muito mais. Entre as coleções mais conhecidas destacam-se a Mar, Maria Terracota, Pomar, Verão ou Festa.
A grande vantagem é que pode misturar estilos, marcas e materiais para criar um conjunto único e diferente de qualquer outro, criando assim o seu próprio estilo. “Damos oportunidade ao cliente de poder escolher e, se quiser, misturar peças. Pode, por exemplo, comprar pratos da Bordallo Pinheiro e conjugar com loiça ao quilo”, nota Natália Pires, fundadora do projeto.
O espaço tem vindo a renovar as suas coleções com novas peças e muitos descontos nesta época. Entre as novidades destacam-se os talheres da linha Luza, uma caneca e uma taça da coleção Pomar e uma caneca com pintas da coleção Verão.
Entre as peças que estão a chamar a atenção está a taça Dip Kiwi, especialmente aos entusiastas de cerâmica. Composta por argilas, é feita com uma técnica recente, o Grés fino, e combina um interior de cores fortes com um exterior amarelo seco.

Com cores fortes, no interior, e um amarelo seco, no exterior, a peça contém vidrados especiais, denominados reativos, o que significa que cada peça tem a sua reação e, por isso, é única, uma vez que são cozidas a temperaturas muito elevadas. É perfeita para brilhar em jantares de verão, devido à sua cor vibrante, e junta-se à coleção Pomar — Kiwi, que já era composta por dois pratos e uma taça de aperitivos.
Entre os produtos com desconto, o destaque vai para a taça Maré, da coleção Açores da linha Luza, com 29 por cento de desconto. Em tons de azul, chama a atenção pela forma irregular e pelo seu brilho.

O que a loja de Oeiras tem de especial
A Cerâmicas da Linha foi criada, em 2011, pelas mãos de Natália Pires, na altura com 60 anos. Com mais de uma década de experiência na área da cerâmica, decidiu ocupar o tempo de forma criativa e empreendedora, abrindo a primeira loja em Carcavelos.
“O facto de já conhecer a indústria, as fábricas de cerâmica e ter amigos ligados a esta área ajudou-me muito. Depois foi crescendo e nem sei bem explicar como como”, revela.
Atualmente, a Cerâmicas na Linha conta com três lojas, em Oeiras, Cascais e no Chiado, em Lisboa, o que permite chegar a públicos muito diferentes. “Estamos muito bem localizados em todas as lojas, é um privilégio”, afirma a fundadora.
Apesar da expansão, a loja de Oeiras é a que tem a sua alma e a que sente realmente como sua. Talvez por ser a mais antiga, ou por estar localizada no concelho onde mora, é neste espaço que se sente bem.
“Em Oeiras há um público mais familiar. Vêm aqui muitas famílias e pessoas que moram no concelho. Há clientes fiéis, outros que vêm ao Fórum para almoçar e passam aqui só para espreitar as novidades. É a loja onde temos mais disponibilidade de atendimento”, nota. “Temos ótimas oportunidades, com peças giríssimas que começam nos 5€. Mesmo quem não quer fazer grandes compras, pode sempre levar uma lembrança e ficar com ideias para presentes futuros”, acrescenta.
Para Natália, a cerâmica é uma paixão, apenas ultrapassada pelo gosto em lidar com quem visita as lojas. “É muito gratificante. Todos os dias surpreendo-me com as pessoas. Perguntam-me muitas vezes porque não abro uma loja no Porto, mas não quero, porque não estou lá”, sublinha.
Pode fazer as suas compras na loja localizada na Rua Dr. José da Cunha, 20B, em Oeiras, ou através do site.
Carregue na galeria para ver as novas peças e os artigos em desconto da Cerâmicas na Linha.