Se fizermos uma lista das ideias mais originais no mercado português, vender jardineiras em caixas de pizza merece um lugar de destaque. Esse foi o ponto de partida para que a Favorite People, dedicada aos mais novos, chamasse a atenção dos portugueses. A explicação é simples: “Somos a escolha número dois dos miúdos, porque a número um será sempre a pizza”, contaram as irmãs Rugeroni, fundadoras da marca.
Se ouvia rádio no carro nas deslocações a meio da manhã, é provável que conheça a voz de Rita Rugeroni, de 39 anos. A locutora, que trabalhava na Rádio Comercial, é uma das responsáveis pelo lançamento do projeto, em conjunto com a irmã Madalena. Os pequenos macacões coloridos, que só existem em tamanhos infantis, refletem a sua personalidade extrovertida e estilo brincalhão.
Depois de uma estreia forte, a 1 de setembro de 2022, o público estava curioso para descobrir os próximos passos. Seis meses depois, as criadoras estão de volta com uma nova coleção, intitulada “Verano”, com propostas para os dias mais quentes do ano.
Desta vez, guardaram as caixas de pizza, mas mantêm os padrões coloridos e divertidos que conquistaram pais e filhos. Afinal, a falta de opções de jardineiras com estampados originais foi um dos motivos que levou as irmãs a avançar com a ideia. Porém, a geometria do primeiro lançamento é agora substituída por motivos florais e muitas frutas.
“Se só tivesses um dia de verão, o que é que farias?” é o mote da linha, que prova que os dias quentes não são marcados apenas por praia ou gelados. “A infância não é instantânea, e queríamos incentivar as crianças a parar, pensar, hierarquizar, desfrutar de cada momento sem pressas, como se fosse o seu último e único momento”, referem.
O lançamento da marca
“Ela [Madalena] é uma das minhas pessoas favoritas”, conta Rita. O grupo inclui, claro, os três filhos e foi graças às pessoas que de quem mais gosta que surgiu o nome da etiqueta. “Há muito tempo que queria lançar uma coisa minha em paralelo com a rádio, algo que envolvesse miúdos”, confessa.
Antes de chegar a este conceito já tinha pensado em restaurantes e até em organização de festas. Durante uma noite em que não conseguia pregar olho foi a ideia de criar uma marca de roupa que lhe veio à cabeça. Fez uma pesquisa intensiva e rapidamente percebeu que podia apostar nas jardineiras.
Um dos principais motivos é o facto de serem uma peça que a radialista não dispensa: “É algo que gosto muito e sempre usei durante toda a minha vida. E os miúdos também as adoram porque são confortáveis. Quis criar uma marca de monoproduto e oferecer algo irreverente, divertido e cool”, resume.
As irmãs demoraram cerca de um ano até terem o projeto concluído. Além da falta de know how sobre o mundo têxtil, viram-se confrontadas com os impactos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Ainda assim, conseguiram lançar o negócio com modelos feitos com 100 por cento de algodão orgânico e uma enorme durabilidade. O objetivo é que passem de geração em geração, como um legado familiar.
São produzidas numa fábrica no norte de Portugal — mas vendem online para todo o mundo. “Temos aqui muito material de boa qualidade, e assim também sabemos que a mão de obra não é explorada”, explica Rita Rugeroni em relação ao porquê desta decisão.
As peças da nova coleção da Favorite People já estão disponíveis no site da marca e custam 69,90€. Carregue na galeria para as conhecer.