compras

Este workshop em Oeiras vai ensinar-lhe a dar uma segunda vida a peças de roupa

Aline Araújo vai partilhar as técnicas de upcycling, baseado na reutilização criativa. Acontece a 14 de agosto.
Aline é especialista em upcycling.

A designer de moda Aline Araújo especializou-se, nos últimos anos, na técnica de upcycling. Através do projeto Karioca Upcycle dá uma nova vida a peças antigas e já gastas, ou até estragadas, com base na reciclagem e reutilização criativa das mesmas, ou seja, reaproveita materiais para criar artigos novos.

A aposta nesta prática de moda sustentável é algo que acompanha Aline há muito, pois vem de uma família de costureiras e, desde cedo, começou a criar peças com ganga reutilizada. Com workshops regulares para ensinar técnicas de costura, desta vez irá promover uma formação de upcycling.

A responsável garante que esta é uma “oportunidade de reaproveitar uma peça esquecida no seu armário, ou até mesmo aquela peça com defeito, de forma a criar novas peças exclusivas e originais”. O workshop vai realizar-se dia 14 de agosto, quarta-feira, no espaço do Tigre utópico, situado na Rua Frei Bartolomeu dos Mártires 17, em Oeiras. Terá a duração de duas horas, entre as 13 e as 15 horas.

É pedido que leve a sua máquina de costura, uma peça de roupa à escolha, que queira alterar, e uma tesoura de tecido. O valor da formação é de 50€ e inclui alguns materiais para que possa transformar a sua peça. Para realizar a sua inscrição, deverá enviar um email para linyfashion@nulloutlook.com ou contactar o número 924 938 877.

Além do workshop de upcycling, Aline dá formação de iniciação ao corte e costura, costura à mão e pintura em tecido. Pode seguir o projeto através da página de Instagram para ficar a par das novidades. 

Liberte a criatividade.

O trabalho do Karioca Upcycle

“Costumava ficar ao lado da máquina a costurar com a minha mãe e via que sobravam muitos resíduos, havia muitas sobras de roupa. E pensei em fazer alguma coisa com aquilo. Daí veio a ideia de fazer bolsas e revender na escola para as minhas amigas. Já na época tinha o hábito de customizar as peças, pegava numas calças jeans, colocava um brilho, fazia um desfiado e parecia que tinha uma peça nova. Daí veio a ideia de montar um projeto especialmente para fazer esta transformação nos jeans”, conta Aline à NiO.

“Já transformei um casaco curto num sobretudo, umas calças em saia ou em vestido. Muitas delas em ganga, mas também trabalhamos com outro tipo de peças ou tecidos. Costumo dizer que não sou só empreendedora, sou artista também. O meu lado artístico é muito forte e quero passar isso nas minhas peças. Dou sempre um toque de arte, faço um desenho ou uma pintura”, revela. 

Aline tem algumas peças feitas por ela de raiz, mas também aceita as que os clientes lhe levam, já usadas e mais gastas, ou que deixaram de servir, para ganharem uma nova vida. Reutilizar é a palavra de ordem para a empreendedora. “Podemos modificar o nosso armário, fazer várias peças a partir daquelas que já temos e evitar o consumo excessivo. Transformar em vez de comprar roupas novas”, conclui. 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA