Quando Marta Botelho decidiu, em 2022, procurar um espaço fora de casa para criar a sua oficina de trabalho, descobriu uma pequena loja em Caxias pela qual se apaixonou imediatamente. Em pouco tempo tornou-se na morada oficial da The Clay Label.
Estava na hora da ceramista dar um espaço próprio à marca de cerâmica que criou em 2020 — na altura, com 44 anos, depois de muito tempo a trabalhar na área financeira e em turismo — e não teve dúvidas: além de atelier e loja, este seria também o sítio ideal para realizar workshops.
Ao longo do último ano foram muitas as pessoas que quiseram aprender as técnicas desta arte manual com Marta. “Pelos limites do espaço, os workshops são muito intimistas, no máximo, cinco vagas. E acho que a experiência assim é mais interessante, posso acompanhar bem cada pessoa”, garante a artesã.
Para 30 de abril, está marcado um workshop que ainda tem vagas disponíveis. Por isso, se sempre quis aprender a trabalhar o barro mas foi adiando a decisão, por achar que os cursos são caros, longos ou longe de casa, chegou a hora de se deixar de desculpas e pôr, literalmente, as mãos à obra. E nem precisa de sair do concelho para aprender esta arte.
No workshop de iniciação à cerâmica vai aprender as três técnicas base de construção manual, com exercícios práticos. Cada participante terá a oportunidade de construir uma peça por técnica. As peças serão depois cozidas e vidradas no atelier. Quando for buscá-las só tem que decidir que fim lhes pretende dar, se quer um novo elemento decorativo lá por casa ou oferecê-la a alguém. E se gostar, pode estar aqui o início de um novo hobby.
A formação dura três horas, entre as 15h30 e as 18h30. O preço é de 50€ e inclui todos os materiais e as peças construídas e finalizadas. “Basta trazer boa disposição”, sublinha Marta. A inscrição é válida após o pagamento. Se quiser saber mais informações, pode enviar uma mensagem para a página de Instagram da The Clay Label.
O atelier situa-se no número 6 da Avenida Conselheiro Ferreira Lobo, em Caxias. Um local, aliás, que deixou Marta encantada. “Quando vim visitar a primeira vez, adorei o espaço, a rua e o prédio. Para mim era fundamental ter luz natural para trabalhar e estas janelas assim o permitem. Fiquei super feliz por ter o Jardim da Cascata da Quinta Real de Caxias aqui ao lado, e ainda mais feliz, quando percebi que podia ir a pé até à praia, à hora de almoço, e ver o mar.”
O mar e a natureza, no geral, são a grande inspiração da ceramista, como está patente na coleção de ouriços que fazem um sucesso. “Quero que as peças transportem essa simplicidade e tranquilidade para casa das pessoas.”, conta à NiO, garantindo que há peças para todos os bolsos.
Carregue na galeria para conhecer algumas das peças da marca, que encontra também na loja online.