Gostar de jardinagem e de tratar de plantas, pode tornar-se num hobby terapêutico. Para quem é fã desta área, ter diferentes espécies de plantas e flores em casa nunca é demais e as idas a espaços dedicados a este universo tornam-se frequentes.
A Viplant, em Oeiras, é um dos destinos mais apreciados no concelho. E, por saber do crescente interesse dos clientes em aprender não só a cuidar bem das plantas, como também a explorar a criatividade nesta área, o espaço realiza diversos workshops.
Além das tradicionais formações em arranjos de flores, de dicas sobre como construir uma coroa ou até como criar um terrário de raiz, há infinitas possibilidades e técnicas para aprender. Não só no segmento decorativo, mas também como tirar o maior partido das plantas para alcançar diferentes objetivos.
O workshop marcado para este sábado, 18 de maio, segue precisamente este caminho, focando-se na introdução ao tingimento natural. O objetivo é ensinar os participantes como podem utilizar plantas para extrair corantes naturais, de forma a conseguirem tingir têxteis sem qualquer produto químico.
Serão ensinados também os fundamentos do shibori, uma técnica japonesa de tingimento manual, que nada mais é do que a arte de criar padrões em tecidos. É uma atividade que provavelmente vai lembrá-lo dos tempos de infância, quando aprendia este tipo de atividades na escola. Esta técnica consiste em dobrar, amarrar ou prender o tecido para depois mergulhá-lo em tinta, criando diferentes padrões coloridos na peça.
“Cada participante fará dois pequenos wall-hangings para levar para casa”, garante a Viplant. A guiar o workshop estará a responsável pelo Distinto Studio, a designer têxtil Tamara, cujo trabalho pode conhecer melhor através da sua página de Instagram.
A formação acontece entre as 10 horas e as 12h30, na loja da Viplant, em Oeiras. O valor é de 30€ por pessoa. As vagas são limitadas, por isso, se tem vontade de aprender esta técnica, inscreva-se através no site do espaço.
A Viplant iniciou a sua atividade de produção há mais de 30 anos, no Algarve, com o objetivo de colmatar a falta de plantas ornamentais em território nacional. No início dos anos 2000 chegou a Oeiras e hoje é um viveiro com inúmeras espécies de flores, plantas e árvores, onde encontra também as ferramentas e produtos necessários para a área de jardinagem, assim como acessórios de decoração. Situa-se na Av. Bombeiros Voluntários de Oeiras.