É uma técnica de tecelagem manual, bastante antiga, que tem conquistado cada vez mais fãs. O macramé, que consiste em produzir peças com fios entrelaçados e atados em nós, está um pouco por todo o lado, atualmente. É habitual ver artigos, produzidos com esta técnica, na decoração de casas de amigos, espaços comerciais e até em unidades hoteleiras.
Além de ter conquistado um lugar de destaque como elemento decorativo, o macramé conseguiu atrair os apaixonados por artesanato, curiosos para aprender as técnicas. Se este é o seu caso e tem estado a adiar o dia em que se vai inscrever num workshop de macramé, chegou a hora. E nem precisa de ir muito longe.
A loja Lãs da Júlia, no centro histórico de Oeiras, terá uma tarde dedicada ao ensino desta arte manual. A aula, ministrada pela Mia Macramé, irá decorrer este sábado, 20 de maio, entre as 15 e as 18 horas. O valor é de 40€ por pessoa e tem todo o material incluído. O objetivo é criar um porta-vasos e conhecer todas as dicas e truques para depois poder produzir as suas próprias peças originais.
A loja, que faz parte do comércio tradicional do centro histórico de Oeiras desde 1979, mudou de morada em fevereiro deste ano. A responsável, Carina Barnabé, viu, desde logo, todo o potencial da nova loja, mais espaçosa e com muito mais luz natural, que lhe permitiu pôr em prática as ideias que tinha para dinamizar o espaço.
A principal: promover workshops e ateliers de técnicas tradicionais que juntem, ali, pessoas de todas as idades, que em comum tenham a paixão pelo artesanato e o fascínio por trabalhar os fios. “Existem cada vez mais pessoas novas a quererem aprender e, principalmente, a recuperar essas tradições”, revela Carina.
“Na minha perspetiva de negócio e pela minha experiência, esta é uma área que cada vez mais as pessoas procuram, querem aprender, nem que seja como um passatempo, uma atividade que complementa a rotina do dia a dia. Ainda se nota mais depois da pandemia. As artes manuais são um meio de descompressão, é quase terapêutico“, garantiu à New in Oeiras.
As vagas do workshop são limitadas, por isso, não perca tempo e inscreva-se. Pode enviar uma mensagem para a página de Facebook ou Instagram da loja.
De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer a nova loja e uma parte da oferta da Lãs da Júlia.