A Triboulet, escola de joalharia, abriu em Porto Salvo, em dezembro de 2022, e rapidamente se tornou um espaço de referência no concelho para quem deseja aprender esta arte minuciosa e delicada. O espaço oferece desde cursos profissionais até formações de curta duração, com diferentes experiências adaptadas aos objetivos de cada um, incluindo workshops.
Durante o mês de junho, o espaço vai acolher dois workshops de filigrana, que “conquistou a intemporalidade e se mantém relevante na joalharia moderna. A aplicação do design tradicional em formas contemporâneas, em conjugação com novos materiais, permitem um re-design sem perder a essência”, refere Elsa Ferreira, uma das fundadoras da escola.
Os workshops de 20 horas vão decorrer em duas turmas. A primeira terá aulas dia 16 de junho das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, 20 de junho das 15 às 18 horas e dia 23 de junho das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
Esta iniciativa da Triboulet foi programada a pensar em joalheiros e artistas de outras áreas criativas, com mais de 16 anos, que tenham conhecimentos e interesse em filigrana e em técnicas básicas de joalharia. Por lá vão aprender uma visão geral sobre a história da filigrana, conhecer as ferramentas, os materiais e a técnica de armação, preenchimento e volumetria e ainda desenvolver dois projetos práticos.
As sessões vão ser orientadas por Pedro Xavier, um jovem joalheiro de referência, formado em Produção Artística com especialização em Ourivesaria Contemporânea, que já participou em diversas ações de formação, divulgação e promoção da joalharia portuguesa.
Cada turma tem capacidade para sete participantes. O workshop tem um custo de 360€ e inclui os materiais, a prata e seguro de acidentes pessoais. As inscrições podem ser feitas através do e-mail info@nulltriboulet.pt ou do contacto 93421934.