compras

Este calendário do advento é pintado à mão e tem 25 desafios para fazer em família

Esqueça os chocolates e aposte em algo diferente. "The Kindness Calendar" foi criado pela artista oeirense Maria Vilardebó.
Aceite o desafio.

Depois dos chocolates, foram as marcas de beleza a apostar em calendários do advento com diferentes produtos para descobrir em cada dia, na contagem decrescente para o Natal. Entretanto, surgiram também opções de marcas de bebidas e muitas outras que querem fazer parte desta tradição especial para as famílias. Porém, se nenhum destes lhe desperta o interesse ou prefere opções mais emotivas e menos consumistas que transmitam, verdadeiramente, o espírito da quadra, então vai gostar da ideia que a ilustradora Maria Vilardebó pôs em prática.

Esta é já a terceira edição do “The Kindness Calendar” (traduzido como “o calendário da gentileza”) criado pela artista de Paço de Arcos. “Sempre quis fazer um calendário de advento que fosse interativo e que o tema ou foco fosse a bondade e o amor. Por isso, escrevi 25 boas ações para fazermos em família, em cada dia de dezembro até ao dia de Natal” conta Maria à New in Oeiras. 

“Cada boa ação pode ser algo direcionado aos outros, promovendo empatia e bondade, mas também pode ser algo para nós, relembrando que devemos cuidar de nós, para que possamos cuidar e amar os outros”, revela. Por exemplo, logo no primeiro dia do mês, a sugestão é que cada pessoa lá de casa escreva três coisas pelas quais esteja grato, podendo tornar esse exercício num ritual ao longo de todo o ano. 

No dia 3, a sugestão é de que a pessoa dance a sua música favorita. Já no dia 19, o convite é dar um passeio e aproveitar a natureza. Entre outras opções estão fazer um presente para um familiar, ajudar um desconhecido ou até acender uma vela. São pequenos gestos que, na correria da rotina, por vezes ficam para segundo plano, mas que fazem toda a diferença no bem-estar de cada um, em particular, e do próprio seio familiar. 

Outra das características diferenciadoras deste calendário é que é inteiramente pintado à mão pela artista, com aguarela. “Este ano decidi dar um bocado de cor à ocasião, por isso, temos um calendário muito colorido, com todas as mensagens escritas também à mão, na parte detrás dos cartões. Fazer todos os calendários pessoalmente, permite-me deixar um ‘pózinho’ de amor em cada um”, sublinha Maria que garante ser a emoção que lhe guia o trabalho. “Tudo o que faço vem do coração e quero sempre transmitir mensagens de amor através das minhas ilustrações e pinturas. E, neste calendário, assim o é”, conclui. 

Para que o calendário fique visualmente bonito nas paredes lá de casa, pode colá-lo com fita cola, montando os cartões num formato de árvore de Natal (como na fotografia), ou então pode pendurar cada cartão na árvore, com molas de madeira ou mesmo num fio e ir retirando-os, um a um, em cada dia. Os números devem ficar visíveis, na parte da frente, e todos os dias um elemento da família vira o do respetivo dia, praticando o desafio ou a boa ação que lhe calhou.

O valor é de 30€ (ou 32,50€ com as molas de madeira, para pendurar num fio ou na árvore de Natal). Pode encomendar o seu calendário na loja online da artista, até ao final de dia 26 de novembro, domingo, para começarem a ser enviados no dia 27 e chegarem a tempo do dia 1 de dezembro. Aproveite para seguir Maria Vilardebó nas redes sociais, para acompanhar todo seu trabalho, seja no Instagram ou no Facebook.

De seguida carregue na galeria para descobrir mais detalhes sobre o “The Kindness Calendar”.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA