Cores elétricas, texturas e cortes ousados: é tempo de esquecer o minimalismo no que toca a swimwear e acessórios de verão. Ao contrário do que se viu nos últimos anos, as tendências de moda de praia para 2026 apostam em combinações mais irreverentes e em modelos que valorizam o corpo, em vez de o esconder.
A dopamine dressing está de volta através de tons vivos e energéticos, incluindo colour blocking, tons néon e uma estética sporty, mas refinada. A Missus, marca de Oeiras, lançou os novos modelos para este verão a 13 de maio. A coleção inclui propostas coloridas inspiradas em São Tomé e Príncipe, com nomes como Ponta Figo, Caué ou Omali.
A escolha dos temas e das influências internacionais vai além da estética. O objetivo da Missus é contar uma história. “Criamos sempre um storytelling nas nossas sessões fotográficas e gostamos de partilhar as peripécias, aventuras e dar a conhecer outras realidades”, destaca Marta Matias, responsável pela marca.
Nos últimos anos, as coleções têm sido inspiradas em diferentes cidades, desde locais em Itália, na coleção de 2025, a cidades brasileiras, na coleção de 2024. Entre as propostas da nova linha, um dos destaques é o modelo Omali, que se distingue sobretudo pelo corte da parte de cima.
“Tentámos fazer modelos diferenciados e a maioria distingue-se na parte de cima. Evitámos os triângulos comuns e acrescentámos apontamentos, desde duplas tiras, a cai cai e folhos”, explica Marta. O modelo Omali surge com um estampado de riscas curvas em amarelo, cinzento e verde.

Tem copas amovíveis, alças irregulares e aperta nas costas. “O detalhe está nas alças que, à primeira vista, parecem um triângulo regular, mas terminam com duas tiras abertas.”
Além disso, o modelo inclui uma parte de baixo que pode assumir dois estilos: regular ou tanga. “Também na parte de baixo, a cintura afina com as duas tiras finas”, conta.
A proposta está disponível entre os tamanhos XS e XL. “Temos disponíveis tamanhos para todo o tipo de corpos.” O mesmo modelo existe ainda noutras cores e padrões, como rosa, prata ou castanho. Pode encontrá-lo online ou na loja do Oeiras Parque por 82€.
A história da Missus
Formada em Design Gráfico e Industrial, Marta Matias é a mente criativa da Missus. Apaixonada pelo universo da moda e beleza, fez um curso profissional de maquilhagem, área que adora. Com forte veia criativa, gosto por cores intensas e padrões variados, e o desejo de criar um negócio próprio, lançou em 2016 a sua primeira coleção de swimwear.
Em 2017, abriu a primeira loja no Fórum Oeiras, estando atualmente instalada no Oeiras Parque. Hoje, Marta, de 36 anos, desenha todas as coleções, que já ultrapassam o swimwear, incluindo vestuário desportivo, peças para a noite, lingerie, conjuntos de easywear e loungewear, além de acessórios como scrunchies e sacos de praia.
Ao longo do tempo, a Missus tem vindo a apostar na sustentabilidade, adotando materiais ecológicos e práticas de fabrico que minimizam o impacto ambiental. Os fatos de banho e biquínis são produzidos exclusivamente em Portugal, utilizando tecido reciclado — o econyl, uma fibra de nylon obtida a partir de resíduos plásticos recolhidos nos oceanos e aterros.
“Utilizamos materiais ecológicos e reciclados, reduzindo o desperdício ao otimizar o uso do tecido e minimizar as sobras. Trabalhamos com uma unidade de produção ética que garante salários justos aos trabalhadores e seguimos processos sustentáveis, minimizando o uso de produtos químicos nocivos”, explicou Marta à NiO.
Carregue na galeria para conhecer os novos modelos que completam a coleção de biquínis da Missus.







