Benjamin e Catarina Laurent moraram 22 anos em França, entre Paris e Lyon, até regressarem a Portugal, em 2022. Oeiras, a terra natal de Catarina, foi o local escolhido para viverem com os dois filhos pequenos, mas também o ponto de partida para finalmente criarem o projeto conjunto com que sonhavam, e que materializou uma paixão antiga por peças vintage.
A marca Alfama Chic nasceu em fevereiro de 2023, depois de se ter feito luz para o casal: iriam dedicar-se a recuperar e comercializar candeeiros antigos. “Queríamos criar algo nós mesmos, algo que nos apaixonasse”, conta Catarina à NiO. “Em França, íamos imenso a feiras. Gostamos muito de decoração e de tudo o que é iluminação. Sempre apreciámos candeeiros antigos e pensámos que podíamos trazê-los de volta, com um toque mais contemporâneo”, revela.
Ambos trabalharam vários anos na área do Marketing, Benjamin (49 anos) no digital e Catarina (51) no comércio internacional. A experiência fê-los escolher um nome que unisse os conceitos de tradição e sofisticação. “Alfama significa o charme antigo de bairro, a autenticidade. O Chic traz a ideia de elegância e requinte”, explica a responsável.
O fascínio por este tipo de peças criou o “desejo de trazer os candeeiros de volta aos espaços, de uma forma nova e funcional”. Os globos de vidro são os grandes protagonistas do projeto, desde os típicos dos anos 20, até às tendências de design dos anos 80. Inspirados pelo potencial inexplorado dos mesmos, “frequentemente esquecidos e abandonados”, Benjamin e Catarina decidiram transformá-los em elementos centrais da decoração interior moderna.
Apostam, por isso, na prática de upcycling, ou seja, reciclagem criativa que dá uma nova vida a artigos mais velhos e usados. Recuperam os objetos, transformando-os em novas peças. Uma técnica que se encaixa na filosofia da marca: reduzir o desperdício e aumentar a criatividade. “Na Alfama Chic, acreditamos na beleza de preservar o encanto do passado enquanto incentivamos a sustentabilidade na criação de candeeiros”, revela a fundadora.
Muito do trabalho passa por ir a feiras de velharias e casas de antiguidades, onde se encontram candeeiros e lustres vintage. “Cada peça que encontramos comporta uma história única, rica em experiências e momentos que testemunhou ao longo do tempo”, nota a marca.
É num atelier próprio que o casal transforma as peças encontradas em novos candeeiros de mesa, de suspensão ou apliques. Os globos estão disponíveis em vários tipos de vidro, cores, formas e estilos para se adaptarem a todos os gostos. Pode também escolher entre diferentes cores e estilos de cabos (que chegam de um fornecedor em Itália), assim como fichas elétricas e interruptores.
Além da coleção de peças já prontas, que pode conhecer no site da Alfama Chic, é possível personalizar um candeeiro. “Temos vários globos em stock. Se o cliente pedir um estilo diferente, é possível conseguirmos criar”, reforça Catarina Laurent.
Todas estas características fazem com que cada candeeiro seja único e que, em cada casa, exista uma peça original, “com charme e personalidade”, sublinha. “Enquadram-se muito bem numa decoração moderna. Tornam-se no detalhe de diferenciação do espaço onde estiverem”, aponta. Com luzes quentes, são peças vão reforçar a iluminação indireta e acolhedora de uma sala, quarto ou escritório.
Os preços variam. Na loja online, encontra peças entre os 85€ e os 185€. Para encomendar pode enviar email para hello@nullalfamachic.com e, se quiser acompanhar o trabalho da marca, siga-a no Instagram.
Atualmente, o casal está focado em arranjar outras bases para os candeeiros, em mármore e cerâmica, materiais nacionais que representam bem a cultura portuguesa. No futuro, talvez comecem a planear criar globos de vidro de raiz, com vidros novos, mas sem fugir ao estilo vintage, que é a essência da marca.
Carregue na galeria para conhecer algumas das peças da Alfama Chic.