Além da máquina de escrever e do bloco de notas, os óculos redondos com lentes grossas tornaram-se uma parte inseparável da imagem de Fernando Pessoa. Nas fotografias que continuam a ser replicadas, é este formato distinto que oculta os olhos castanhos e míopes do poeta.
É difícil imaginar, porém, o estilo de óculos de sol que o autor do “Livro do Desassossego” escolheria — afinal, não existem quaisquer registos do seu uso. O mesmo se aplica a figuras como António Variações, que optava por modelos geométricos arrojados, ou José Saramago, que se mantinha fiel a um estilo clássico e discreto.
Com base no legado destes grandes artistas portugueses, surgiu uma nova marca nacional que decidiu transportar cada um destes estilos para o mundo dos óculos de sol. A Ver e Ser Visto, assim se chama, foi lançada em agosto, e, desde então, destaca-se pelas suas cores inusitadas e designs ousados.
“Queríamos que o ênfase recaísse sobre a herança portuguesa, por isso, parecia natural homenagear as grandes personalidades do nosso País. O objetivo é dar a conhecer figuras que podem estar vivas ou não, pois o mundo merece conhecê-las a todas”, explica Afonso Bomba, um dos fundadores, à NiT.
Para dar vida a este projeto, o engenheiro de 25 anos uniu esforços com o amigo Tiago Mau, um enólogo, cuja amizade remonta “aos tempos da creche”. À medida que foram crescendo, começaram a acalentar o desejo de criar uma marca de roupa — que tentaram concretizar quando tinham 16 anos.
“Há cerca de um ano, começámos a personalizar algumas das nossas peças de roupa e a acrescentar detalhes diferentes”, recorda. “Decidimos arriscar novamente, mas agora apostamos nos acessórios, uma vez que ambos apreciamos óculos de sol e era mais fácil desenvolver algo diferente do habitual.”
E assim nasceu a marca. Os fundadores descrevem-se como “dois parvos que acreditam conseguir competir com as melhores marcas do mercado” e, para isso, pretendem contar histórias através da moda. A coleção apresenta modelos que homenageiam grandes ícones de Portugal, incluindo músicos, poetas e escritores que “moldam a nossa cultura”.
Um dos elementos distintivos é que todas as peças contêm frases ocultas nas hastes. Tratam-se de “ideias que refletem o mundo contemporâneo, imaginadas como se fossem ditas pelos próprios artistas”, esclarece Afonso, que inicialmente pensou em incluir apenas trechos de letras ou citações.
Dado o espaço limitado, foi desenvolvida uma alternativa. “Com a vasta informação disponível sobre estas personalidades, adaptámos a sua maneira de pensar para a formulação dessas frases”, refere. Esse é o caso dos óculos inspirados em Fernando Pessoa, onde se pode ler que “as redes sociais são ‘o labirinto onde Pessoa perderia os seus heterónimos’”.
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Além disso, tentaram incorporar elementos visuais desses ícones — como Amália, Carlos do Carmo, Luís de Camões, José Cid e Miguel Torga — em designs gráficos arrojados ou combinações de cores inesperadas nas lentes, incluindo uma versão polarizada em amarelo.
Para já, destacam-se alguns bestsellers como o modelo Saramago com padrão tartaruga ou os óculos Do Carmo “pelo formato universal” fácil de combinar. Os mais ousados são os modelos Variações, que apresentam um detalhe de elevação no nariz, complementando o formato retangular.
O nome da marca, Ver e Ser Visto, tem uma explicação simples. Além do trocadilho com a visão, “ver e ser visto” tornou-se uma frase habitual entre amigos antes de uma saída, seja para beber copos ou jantar fora. “Escolhemos as roupas em função disso e apresentamo-nos confiantes, prontos para ver e ser vistos”, descreve Afonso.
Num curto espaço de tempo, os modelos marcantes da marca têm sido utilizados por um número de pessoas que excede as expectativas da dupla. Por esta razão, já estão a vender fora de Portugal e, na versão internacional do site, incluem sempre uma explicação sobre os artistas que inspiraram os modelos, assim como descrições que aproximam os clientes dessas figuras.
O plano, por já, é continuar a apostar no online e expandir para mais mercados internacionais. No entanto, Afonso e Tiago já estão a estabelecer contactos com várias concept stores e marcas portuguesas para apresentarem a primeira coleção e levar os óculos de sol a mais pontos de venda físicos.
Todos os modelos da Ver e Ser Visto estão disponíveis no site da marca, com cada um a custar 49,90€.
Carregue na galeria para descobrir alguns dos óculos de sol da marca.