Em janeiro de 2023, Joana Rasteiro transformou a garagem de casa, em Porto Salvo, num estúdio de tatuagens. Na altura, a jovem, de 32 anos, contou à NiO que tinha vontade de ter um espaço maior, com uma equipa de tatuadores. Menos de dois anos depois, o desejo concretizou-se e, no dia 9 deste mês, abriu o Cereja Proibida, que se divide entre estúdio de tatuagens, com uma parte dedicada a galeria de arte.
“Tem sido uma aventura”, garante à New in Oeiras. “No dia da inauguração tivemos muitas pessoas. Não estava à espera, mas foi incrível. A semana passada foi um bocadinho mais calmo, porque estive a trabalhar nos Açores. Agora temos cá uma convidada e a ideia é ter sempre vários artistas diferentes, que pudessem estar aqui connosco”, refere a tatuadora.
O nome do espaço não é estranho para quem já conhece o trabalho de Joana. Desde miúda, sempre adorou cerejas e já no antigo estúdio, não escondia a paixão por esta fruta. Tinha, na parede, uma luz led onde se lia “Uma cereja feliz é uma cereja tatuada”, sendo esta a sua imagem de marca. “Acabei por começar a chamar cerejas às minhas seguidoras. Essa frase um dia surgiu-me e agora acompanha o meu trabalho”, revela.
No novo espaço, Cereja Proibida, une os vários gostos. “A cereja é uma paixão desde pequenina e a parte proibida é porque as tatuagens, mal ou bem, continuam a ter muito tabu envolvido”, explica. “Sempre ouvi dizer que o proibido é o mais apetecido e achei que a junção das duas palavras ficava perfeita”, sublinha.
Desde sempre ligada ao mundo das artes, Joana Rasteiro formou-se em Design de Moda e sempre adorou a área da ilustração. Começou a criar obras suas e também algumas personalizadas, consoante os pedidos que recebia. Quando começou a fazer tatuagens, muitas vezes partiam de desenhos feitos pela própria.
“Gosto de tatuar tudo, mas claro que ilustrações minhas têm um gosto diferente. Gosto do estilo ilustrativo. E só tatuo em duas cores: preto e vermelho. Quanto às linhas, faço tanto finas como grossas, conjugo as duas opções no meu trabalho”, contou à NiO. Pode conhecer o trabalho da tatuadora através da sua página de Instagram.
No novo estúdio, Joana conta com o apoio de algumas amigas, embora sejam de áreas completamente diferentes. Carolina Teixeira (conhecida como Pitanga) é médica, mas tem um gosto especial por redes sociais e pela área da comunicação. Já Patrícia Alice é formada em Design de Interiores e é a responsável por ajudar em tudo que envolva decoração e a parte da galeria de arte, sendo também a manager do espaço.
Catarina Carvalho, por sua vez, é o mais novo membro da equipa e partilha da mesma paixão de Joana. A tatuadora tem como foco desenhos feitos com linha fina e quer “levar delicadeza e criatividade a todas as cerejas do mundo”.
Cereja Proibida quer apoiar novos artistas
A primeira artista a estrear-se no novo atelier foi Maria Papa, que mistura o carvão com o acrílico. “Conhecemo-nos desde o secundário e sempre me lembro da Maria a pintar e a criar obras muito próprias e únicas”, recorda Joana. “Achei que era a pessoa indicada para ser a primeira convidada da parte da galeria”, refere.
Joana partilha que a ideia é ter um artista diferente em cada mês, para conseguir ajudar o máximo de pessoas possível. “Queremos dar uma oportunidade aos artistas que não têm tanta possibilidade de expor os seus trabalhos, especialmente os novos”, aponta. “Sempre tive essa ideia desde muito pequena de que queria ajudar os outros. Como não tive essas oportunidades, quero proporcioná-las”, sublinha.
O Cereja Proibida, tem 100 metros quadrados, instalou-se na loja B do número 10 da Rua Casal do Deserto, em Porto Salvo. Está aberto de segunda-feira a sábado, das 10 às 19 horas. “Temos alguma flexibilidade no sentido em que há pessoas que à segunda-feira podem vir tatuar, mas é consoante”, afirma Joana.
O valor mínimo para uma tatuagem é de 60€, preço que aumenta consoante o tamanho ou complexidade de cada uma. Os clientes podem também adquirir as obras dos artistas em exposição no espaço. As marcações podem ser feitas através do Instagram ou do email studio@nullcerejaproibida.pt.
De seguida, carregue na galeria para saber mais sobre a nova loja.