compras

As toalhas de praia retro que vai querer usar este verão têm inspiração oeirense

A coleção Gibalta foi lançada pela Torres Novas em maio. Há quatro modelos diferentes para escolher.
Mesmo a tempo do verão.

Antes de surgirem as toalhas de praia com bonecos para os miúdos ou modelos com designs mais elaborados para os adultos, não havia muito por onde escolher e os areais enchiam-se de toalhas de uma só cor ou com riscas básicas. É precisamente a essa época que a Torres Novas pretende regressar com a nova coleção de toalhas de praia e piscina, criadas com um design simples com riscas verticais.

Gibalta é o nome desta nova coleção e se lhe soa familiar, é porque certamente passa muitas vezes pelo local que o inspirou. Falamos do Farol Gibalta, que fica na encosta com o mesmo título, junto à estrada marginal, no Alto da Boa Viagem, em Caxias.

O farol, que entrou em funcionamento há mais de 100 anos, em 1914, tem uma particularidade que o distingue visualmente de outros equipamentos deste tipo. É que as riscas vermelhas que o constituem foram pintadas na vertical, ao contrário da maior parte dos faróis, cujas riscas podem ser observadas na horizontal.

Farol Gibalta.

Ao replicar as riscas verticais do Farol Gibalta, a nova coleção de toalhas de praia da Torres Novas transporta-nos para um imaginário mais clássico, com uma vibe retro, utilizada também nas imagens que compõem a campanha de verão da marca, produzidas numa casa dos anos 40.

A coleção apresenta quatro modelos diferentes, com as combinações de cor clássicas: azul e branco, verde e branco, amarelo e branco e cinzento e branco, para condizer com qualquer cenário, seja praia, piscina, rio ou cascata. Os seus banhos de sol vão ficar muito mais confortáveis e, certamente, cheios de estilo.

Fabricadas em Portugal, com turco laminado, as Gibalta estão disponíveis em tamanho único (100x180cm). Pode encontrá-las na loja online da Torres Novas, com o valor de 54,99€ ou em vários pontos de venda no País. Aproveite para espreitar também o Instagram da marca. 

A Gibalta Amarela tem a cor perfeita para os dias quentes.

Um marca com 177 anos de história

A marca centenária foi fundada em outubro de 1845 sob o nome de Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas por um grupo de comerciantes de Lisboa, que queriam deixar de depender de importações. Nos primeiros anos focou-se, sobretudo, na fiação de linho, juta e algodão para o mercado nacional, tornando-se, no final do século XIX, uma das maiores empresas da indústria transformadora portuguesa.

Com a aquisição da empresa em 1949 por António Medeiros e Almeida, a Companhia de Torres Novas passou por um processo de modernização e promoção no estrangeiro, tendo iniciado, em 1972, o fabrico de toalhas de banho e outros artigos turcos, como roupões, chinelos, entre outros. Com uma das primeiras linhas de produção de turcos em Portugal, rapidamente se tornou numa referência na confeção de roupa de banho, lugar que mantém até aos dias de hoje.

Com a entrada no novo milénio, a empresa começou a sofrer com a concorrência estrangeira e com a crise financeira de 2008, entrou em falência e fechou portas em 2011. Até que quase dez anos depois, renasceu pelas mãos de familiares de António Medeiros e Almeida, que lhe deram um toque de modernidade, fazendo por manter a qualidade e o design que sempre a caracterizaram. Em 2020, a nova geração relança a marca Torres Novas, com o legado e experiência adquirida, procurando adaptar-se às necessidades do consumidor moderno.

“A Torres Novas é a marca têxtil mais antiga do País. Infelizmente faliu em 2011, até que em 2020, a mesma família decidiu pegar no negócio e relançá-lo”, conta à New in Oeiras, Inês Vaz Pinto, diretora de marketing e comunicação da marca. Inês faz parte dessa família, já que o marido é sobrinho-neto do antigo dono.

Como surgiu Oeiras no mapa da Torres Novas

A parte da família agora responsável pela marca mora, precisamente, na zona de Oeiras, e foi assim que o Farol Gibalta entrou também na história da Torres Novas depois de, no ano passado, outros faróis terem feito esse papel. “Em 2021 lançámos uma coleção desenhada por nós, muito clássica e prática, que pudesse agradar a todos e tinha como inspiração os dois maiores faróis em Portugal, o Farol da Barra e o Farol da Boa Nova”, explica Inês à NiO.

Este ano queriam desenvolver uma coleção diferente, com uma linha e um design mais vintage, parecido com os desenhos antigos dos produtos clássicos da Torres Novas. “Para este ano, não podíamos deixar de nos inspirar num farol na zona onde vivemos, principalmente por ser tão diferente dos outros, dado o sentido vertical das riscas. Quisemos alinhar as nossas riscas com as do Farol Gibalta”. E assim batizaram as novas toalhas de verão.

“Toalhas de praia há muitas, mas as nossas são feitas com o material normal de toalhas de banho. É um turco laminado, 100 por cento algodão, que oferece mais conforto aos clientes”, remata uma das responsáveis.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos modelos da coleção Gibalta.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA