compras

As camisas de flanela voltaram a estar na moda — e andam de mãos dadas com os jeans

Uma das maiores tendências dos anos 90 não vai dar tréguas nos próximos meses e Kate Moss é uma das culpadas.
Vão dominar as ruas.

Se existe alguém capaz de tornar uma camisa de flanela e um par de jeans numa combinação de sonho, essa pessoa é Kate Moss. A supermodelo provou que as duas peças são um match ao desfilar para a Bottega Veneta, quando a marca italiana apresentou as propostas da coleção para a primavera-verão de 2023. O momento, engenhado por Matthieu Blazy, espalhou-se pelas redes sociais — uma espécie de anúncio do regresso de uma peça guardada no baú.

As camisas de flanela aos quadrados são mais um regresso dos anos 90, década em que nomes como Kurt Cobain popularizaram o estilo. O ícone da música grunge assumia uma persona que contestava tendências, no entanto, ao fazer do artigo uma parte essencial da sua imagem, ajudou a que o look se espalhasse um pouco por toda a parte.

Muitas pessoas podem considerar a tendência inesperada, mas existiam muitos indícios de que regresso poderia estar iminente. A estética dos anos 90 regressou em peso no início do ano e esse comeback nostálgico ainda está bem presente seja no mundo da beleza ou, neste caso, da moda.

Caracterizadas pelo estampado axadrezado, as camisas de flanela são hoje vestidas por uma nova geração. Apreciadas tanto por homens como por mulheres, uma das vantagens reside nesta transversalidade. Apesar de sempre ter tido uma aparência mais masculina, a verdade é que com o passar do tempo não deixou de marcar presença no armário das mulheres.

Além disso, a camisa de flanela resulta com todos os corpos. A aposta numa modelagem mais oversized não só contribui para um aspeto descontraído, como também é uma afirmação. Neste caso, reforça que um tipo de corpo não deve ser considerado uma tendência.

Por um lado, marcas como a Levi’s e Isabel Marant nunca pararam de comercializar estas propostas. No entanto, a nostalgia despertada por 2022 e conversas atuais sobre a moda parecem estar a abrir portas para que o básico se torne um dos protagonistas ao longo do próximo ano também

Se está pronta para voltar atrás no tempo, escolher o seu par de jeans favoritas e combiná-las com uma camisa de flanela, damos uma ajuda. Carregue na galeria para descobrir alguns modelos, de várias marcas e preços.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA