compras

Aprenda a fazer velas artesanais este sábado em Carnaxide

O workshop é promovido pela marca oeirense i9Arte. Este Natal, vai poder oferecer um presente feito por si à sua família.
Um presente muito cheiroso.

Se tem uma veia artística e gosta de oferecer presentes feitos por si (além de fugir da saga das compras de Natal em grandes superfícies), então não pode perder o workshop que a i9Arte vai promover já este sábado, dia 26 de novembro. Serão quatro horas de aula, para poder aprender a fazer velas artesanais e naturais, que são uma das imagens de marca da empresa oeirense. 

O objetivo é dar aos participantes as ferramentas necessárias para depois serem eles próprios a produzir as suas velas. Só terão que dar asas à criatividade e escolher os aromas e elementos naturais favoritos das pessoas a quem pensam oferecer (ou consoante os seus próprios gostos). Até porque receber presentes feitos à mão por família e amigos, tem um valor ainda mais especial.

“Fazer uma vela requer tempo e rigor, é um processo tranquilo, introspetivo e apaziguador”, afirma a marca oeirense, gerida por duas irmãs, que começaram por dedicar-se ao restauro, até perceberem que podiam ir mais longe com a empresa familiar. Tânia Espírito Santo, de 48 anos, é formada em Psicologia, e Patrícia Espírito Santo, de 42 anos, tem formação em Relações Públicas e Publicidade. Foi no artesanato que encontraram o caminho certo para este projeto comum.

Todas as peças da marca são totalmente idealizadas e criadas por ambas. As duas irmãs adoram aprender e investem constantemente em formações para adquirir diferentes conhecimentos e práticas, que vão desde o macramé, ao stencil, passando pela carpintaria. Ensinar está-lhes também no sangue e, por isso, organizam workshops regulares para partilhar a sua arte. 

O workshop decorre este sábado, entre as 14 e as 18 horas, e será dividido em duas partes. O primeiro módulo, com a duração de três horas, é dedicado às velas artesanais. Ali serão explicados os materiais necessários, como ceras, parafinas, pavios e fragrâncias, bem como as medidas e temperaturas, a cura da cera e a resolução de problemas e precauções que precisa de ter em conta na hora da produção de novas peças. 

O segundo módulo, com a duração de uma hora, será dedicado à cera perfumada, cujos pedaços são um complemento às velas. Aqui irá aprender como fazer os moldes, a decoração e quais os materiais necessários para ter sucesso neste seu projeto artesanal. 

O valor do workshop é de 65€ e inclui todo o material de utilização prática e de apoio teórico e o coffee break. Além disso, “só tem que levar vontade de aprender e um caderno de apontamentos”, garante a marca. As vagas são limitadas, por isso se quiser participar não perca tempo e inscreva-se já através de um formulário online. 

O workshop realiza-se no atelier da i9Arte, situado no Parque de Ateliers da Quinta do Salles, na Estrada de São Marçal, 23, Atelier B17, na Outurela, em Carnaxide. Siga a página de Instagram da marca para ficar a par das próximas iniciativas.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA