compras

Aline Araujo pega em gangas e transforma-as em peças de roupa incríveis

A designer de moda brasileira acaba de se mudar para Oeiras, um concelho que adora pela proximidade ao mar.
Aline Araujo com as suas criações.

Cada vez mais a sustentabilidade é valorizada, sejam nas escolhas individuais do dia-a-dia, na criação de novos espaços, ou marcas. As alterações climáticas, que já começam a ter efeitos, como é o caso das cheias que assolaram vários países da Europa no final do mês de julho, ou a notícia de que os glaciares da Gronelândia estão a derreter por causa da vaga de calor, são as principais responsáveis por uma nova consciência sobre o impacto da humanidade no mundo.

Aline Araujo tem 36 anos e leva essa preocupação muito a sério. É estudante de design de moda, visual merchandising e consultoria de moda, e veio do Brasil para Portugal no dia 29 de julho de 2019.

“Mudei-me para Portugal para estudar e começar uma nova vida aqui. No Brasil, já tinha uma marca de moda de praia, e aqui decidi mudar o estilo da minha marca para moda sustentável, pelo meu amor por jeans”, conta à New in Oeiras.

Tudo começou com uma saia. Em dezembro, apenas cinco meses após se mudar para o nosso País, Aline, ou Liny, como gosta de ser chamada, já vendia as suas peças em feiras. “Estava numa feira, com uma saia de ganga feita por mim e perguntaram-se se eu vendia. Foi aí que tudo começou. Comecei a trabalhar com gangas reutilizadas, e vendia nas feiras em Lisboa, como na Lx Factory, Anjos70,… Depois disso, criei a conta de Instagram, e comecei a vender através da minha loja virtual.”

Na KariocaUPcycle encontra saias, bolsas, acessórios, calções, calças, cropped tops, tudo feito em ganga.

“Os nosso produtos são feitos a partir de ganga reutilizadas, ou seja segunda mão. A marca é de moda, mas também pensamos no nosso planeta. Fazemos a nossa parte pelo meio ambiente. As nossas peças são feitas com amor e criatividade.”

Liny Araujo é responsável pela modelagem das peças, e conta com uma parceira para a parte da costura. “Utilizamos a técnica de upcycling e customização.” Apesar do projeto existir desde 2019, há uma grande novidade: a mudança para Oeiras.

“Como boa carioca do Rio de Janeiro, sempre amei a praia. E adoro natureza, mar, verde. Por isso é que escolhi o concelho de Oeiras para viver.” As entregas das encomendas são agora grátis no concelho (e também em Lisboa).

Pode fazer a sua encomenda através da loja online ou da página de Instagram. O preço dos artigos varia entre os 40€ e os 100€. De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das peças da KariocaUPcycle.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA