compras

Alegro Alfragide vai passar a ter a “Hora Silenciosa” todos os domingos

A medida permite um acesso mais tranquilo ao centro para pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo e as suas famílias.
A partir de dia 2 de abril.

Para pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), ir a um centro comercial pode ser um fator de ansiedade e tornar-se quase numa missão impossível. As luzes fortes, o barulho, a movimentação de pessoas característica destes espaços, tornam-nos, muitas vezes, insuportáveis para quem tem esta condição. No entanto, isso poderá mudar no Alegro Alfragide, pelo menos, durante uma hora por semana. 

O centro comercial vai implementar a “Hora Silenciosa”, todos os domingos de manhã, entre as 10 e as 11 horas, na qual o barulho e outros estímulos sensoriais serão reduzidos para permitir uma visita ao espaço mais tranquila para pessoas com PEA e as suas famílias. 

A iniciativa arrancou em janeiro no Alegro Setúbal, pioneiro nesta ação em Portugal. O sucesso ditou que a “Hora Silenciosa” se estendesse aos restantes centros comerciais do grupo, incluindo o de Alfragide (e também Sintra, Montijo e Castelo Branco), “para proporcionar um acolhimento mais inclusivo e transversal a todas as pessoas com PEA”, refere a Nhood Portugal, responsável pela gestão dos espaços. 

Assim, a partir de 2 de abril, como forma de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, a “Hora Silenciosa” será posta em prática, semanalmente, também como forma de sensibilizar a sociedade para este tema. 

“Acreditamos que, ao eliminar barreiras, estamos a trabalhar conjuntamente para criar ambientes mais inclusivos e, paralelamente, com este gesto pioneiro no retalho comercial, a incentivar outras áreas da sociedade a mobilizarem-se por um futuro mais inclusivo, onde todos têm a oportunidade de participar plenamente na vida quotidiana, independentemente das suas características individuais“, garante Margarida Madeira, People and Culture Director da Nhood Portugal. 

A iniciativa conta com conjunto de medidas inclusivas cocriadas em parceria com a APPDA (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo), das áreas onde os centros estão localizados, e membros da FPDA (Federação Portuguesa de Autismo), pensadas para reduzir os estímulos sensoriais das pessoas com PEA.

“A Hora Silenciosa é uma mais-valia importante para as pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo, possibilitando a igualdade de acesso a espaços, normalmente hiper estimulantes e pouco acolhedores para as pessoas com PEA. Numa sociedade onde existem ainda muitos obstáculos por limar, estamos muito satisfeitos por fazer parte do arranque pioneiro desta iniciativa num centro comercial e acreditamos estar a construir um caminho de incentivo para que mais espaços olhem para esta necessidade e acolham estas medidas”, sublinha Carmen Cristino, vice-presidente da APPDA-Setúbal. 

Medidas implementadas na “Hora Silenciosa”

— Desligar música e ecrãs.

— Tornar a iluminação do centro mais amena.

— Reduzir a intensidade da luz nas montras das lojas.

— Parar a circulação dos carrinhos de limpeza.

— Ter a equipa de segurança a trabalhar com auriculares.

— Incentivar os colaboradores a colocar os telemóveis em modo silencioso.

Além da” Hora Silenciosa”, aos domingos, o Alegro Alfragide, assim como os outros centros do grupo, vão ainda disponibilizar, de forma gratuita e permanente, abafadores de ruído para adultos e miúdos. Estes podem ser requisitados todos os dias da semana, junto aos balcões de apoio ao cliente de cada centro, para permitir uma visita mais calma, fora daquela hora, a pessoas com PEA, neuro divergências e que tenham especial sensibilidade ao ruído.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA