Nem sempre têm a atenção que merecem, mas os acessórios de cabelo podem transformar totalmente um look. Seja para dar um aspeto mais sofisticado ou para assumir um estilo mais descontraído, há inúmeras opções para quem gosta de enfeitar o cabelo. No entanto, quem tem fios compridos, opta, muitas vezes, por prendê-los, pela praticidade. Por outro lado, esse pode tornar-se, em certas ocasiões, um penteado mais elaborado do que parece. Seja como for, uma coisa é certa: já não se usam elásticos gastos e antigos para fazê-lo.
Atualmente, a moda é escolher acessórios que possam condizer com os outfits. E, numa época em que os tamanhos XXL ganham espaço no looks (como brincos, por exemplo), a tendência também chega aos objetos capilares como, por exemplo, os srunchies — elásticos forrados a tecido, que pode ser cetim, crochet, algodão, entre outros.
Estas peças, no entanto, não são propriamente novas no mundo da moda. Não é novidade que as tendências de décadas anteriores são cíclicas e já os vimos antes nos anos 80 e 90. Voltam agora a estar em destaque e encontramo-los em diferentes cores e padrões.
Além disso, são bastante versáteis, podendo ser utilizados em coques, rabos de cavalo, tranças, entre outros penteados. E ainda podem ser usados durante todo o ano, conjugados com roupa de diferentes estações.
Existem hoje várias marcas inteiramente dedicas à produção destes acessórios. No entanto, para outras, fazer estas pequenas peças acaba por ser uma forma de evitar o desperdício de materiais utilizados em artigos maiores, de roupa ou swimwear. É o caso da Missus.
“Utilizamos materiais ecológicos e reciclados e reduzimos o desperdício, otimizando o uso de tecido e minimizando as sobras de material, de maneira a garantir que todo o tecido é utilizado”, contou a fundadora, Marta Matias, à New in Oeiras.
A marca oeirense tem, atualmente, uma coleção com 16 modelos diferentes, disponíveis na loja online e também no espaço físico no Oeiras Parque. Têm tamanho único de 15 por 15 centímetros e o preço é igual para todos: 4€.
Muitos dos scrunchies disponíveis combinam com diferentes peças da marca, como por exemplo o conjunto “Mandala“, disponível em quatro cores. Composto por saia e crop top, caracteriza-se como sendo muito feminino, apostando no estilo gipsy.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos scrunchies que a marca tem no catálogo.