compras

A roupa dos miúdos já não lhes serve? Troque por outras peças este sábado em Oeiras

O mercado de trocas de roupa infantil é promovido pela loja Planeta R. Acontece no dia 27 de maio à tarde.
Livre-se do que já não serve. Imagem: Freepik

Todos sabemos que os miúdos crescem rápido e que a roupa nova que compra para os seus filhos lhes deixa de servir num piscar de olhos. A rotina de comprar, regularmente, novas calças, camisolas, vestidos, meias e casacos, além de ser pesada para a carteira, também não é muito amiga do ambiente — já que a indústria têxtil é uma das mais poluentes. Claro que pode optar por doar as peças que já não servem aos pequenos mas, caso esteja realmente a precisar de lhes arranjar roupas novas, há uma outra opção. 

Que tal trocá-las por outras? Desta forma vai, não só, conseguir arranjar roupa que lhes sirva, ao mesmo tempo que dá bom uso àquela que já não vão voltar a usar. Se gostou da ideia, então marque na agenda uma ida à Planeta R, em Oeiras, este sábado, dia 27 de maio. A loja, dedicada a vender produtos ecológicos, sustentáveis e orgânicos, vai realizar mais um mercado de trocas de roupa infantil entre as 15 e as 17 horas. 

“Vem ao mercado de trocas e partilha a alegria de vestir roupas novas com outras famílias. Aproveita para ensinar aos teus filhos a importância da reutilização e do amor ao próximo”, convida a Planeta R, que reforça a sua filosofia em ser muito mais que um espaço comercial. Maria Lopes, a responsável, dedica grande parte do seu tempo a criar iniciativas que possam contribuir para mudar hábitos e mentalidades, motivar comportamentos mais conscientes e criar um mundo mais sustentável. 

O funcionamento é simples: pode levar até 15 peças de roupa, com tamanhos desde recém-nascido a 12 anos, que estejam em bom estado de conservação e limpeza, e aptas a serem imediatamente usadas. Por cada uma receberá um ponto, que poderá ser trocado por uma peça de roupa que no passado pertenceu a outro miúdo.

Ao longo da semana, pode passar na loja (durante o horário de funcionamento, de terça a sexta das 11 às 19 horas e sábado das 10 às 13 horas), para entregar a roupa e receberá um vale com os pontos correspondentes às peças que deixou. Pode também levar as peças apenas no próprio dia do mercado, em que vai haver uma mesa de triagem onde alguém avaliará as peças e lhe dará os pontos. A Planeta R esclarece que não aceitará “roupas com nódoas, buracos, descosidas, com muito borboto, com cheiros desagradáveis a humidade, por exemplo, sapatos e acessórios, como malas, ganchos, laços, etc”.

O evento é aberto ao público em geral, com o valor de participação de 2€ por família. “As roupas que restarem no final do mercado serão doadas a uma Casa de Acolhimento de Crianças da SCML”, garante a loja, situada no número 8B da Avenida Moçambique, em Oeiras. 

“Este será um evento no qual poderemos trabalhar com as nossas crianças o conceito de circularidade. A ideia de que uma coisa usada não é lixo. A ideia de que, para comprarmos coisas novas, estamos a usar recursos do planeta, além do nosso dinheiro, e que, ao comprar algo já utilizado, estamos a poupar esses recursos”, sublinha a Planeta R. “Juntos vamos criar um mundo melhor, onde generosidade e sustentabilidade caminham juntas”, conclui.

Carregue na galeria para ver algumas imagens da loja, que está prestes a celebrar um ano, já que abriu a 1 de junho de 2022.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. Moçambique 8B
    2780-027 Oeiras
  • HORÁRIO
  • Terça a sexta das 10h às 19h
  • Sábado das 10h às 13h
  • Encerrada ao domingo

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA