compras

Planeta Responsável tem bolsas de cintura feitas a partir de garrafas de plástico

Há várias cores para escolher e cada uma custa apenas 24,95€. Esta é a oportunidade perfeita para ajudar o ambiente.
Impermeáveis e giras.
A Planeta Responsável é a loja ecológica (e com preços acessíveis) que não vai querer deixar escapar este Natal. Aqui encontra artigos super giros para oferecer, seja a amigos ou familiares. Tudo graças a Maria Lopes, de 38 anos, que sempre se preocupou com o ambiente. Formada em Turismo, a responsável criou a marca, no verão de 2020, num processo de “soul searching”. 
 
É preciso ter um olho muito atento às constantes novidades da Planeta Responsável e, uma das mais recentes, são as famosas bolsas de cintura que têm estado na moda. Porém, estas são diferentes de todas as outras, isto porque o material usado para produzir este acessório são garrafas de plástico. 
 
A cada minuto, estima-se que é despejado nos oceanos o equivalente a um camião de lixo cheio de garrafas de plástico. Estas mochilas não poderiam, portanto, ter chegado num momento mais relevante. O seu fabrico dá um novo uso ao plástico e, ao mesmo tempo, evita a utilização de novas matérias primas.
 
Basicamente são retirados os rótulos das garrafas e posteriormente estas são lavadas e esmagadas. Os flocos de plástico são separados por cores e transformados em esferas para ser mais fácil derreter o material e transformá-lo em fio. Depois este último tece-se e assim se fazem as mochilas e bolsas vendidas na Planeta Responsável. Se quiser uma para si ou se estiver a pensar em oferecer, cada uma custa 24,95€.
 
Em comparação com métodos de produção convencionais, a quantidade de água utilizada no processo de reciclagem é reduzida em 20 por cento e o consumo de energia é 50 por cento menor. Além disso, a impermeabilização das mochilas é livre de PFC para prevenir a libertação de substâncias nocivas para o meio ambiente.
 
“Um dia, graças à minha paixão por material de papelaria, apercebi-me que havia uma grande lacuna no mercado português de material escolar reciclado, tanto o papel como os plásticos”, contou à New in Oeiras. Inicialmente apenas tinha uma loja online, mas este ano decidiu expandir o negócio para um espaço físico.
 
“Vendemos produtos para o dia a dia e presentes em versões mais amigas do ambiente, preferindo produtos feitos em Portugal, naturais, sem embalagem, ou com embalagem de cartão. Para cada produto tentamos encontrar a opção mais eco-responsável possível”, explicou Maria Lopes.
 
Estas bolsas, assim como as mochilas feitas a pensar nos miúdos e as capas para computadores e tablets, têm sido um verdadeiro sucesso. Os artigos são leves, confortáveis, práticas e cheias de estilo — tudo o que queremos numa só peça. Pode fazer uma encomenda a partir da loja online ou ir diretamente à loja física em Oeiras no número 9C da Rua Belo Horizonte.
 
De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor a Planeta R e os seus novos artigos.
 

 

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA