compras

A oeirense Planeta R renovou o espaço e agora é também uma mercearia a granel

A loja deu mais um grande passo na missão de ajudar os clientes a adotar um estilo de vida cada vez mais sustentável e ecológico.
Maria e Ana, os rostos que dão vida ao projeto.

Massas, leguminosas, cuscuz, coco ralado, frutos secos, cacau puro, cereais, granola, sementes, chás e infusões e especiarias. Estes são alguns dos produtos que, desde a passada terça-feira, 7 de novembro, pode comprar na Planeta R. Num recipiente (que convém levar de casa, para evitar gastar sacos desnecessariamente) coloca apenas a quantidade que desejar, sendo uma proposta não só mais económica e sustentável, como também uma forma de evitar o desperdício futuro.

Estas foram algumas das principais razões que levaram Maria Lopes, fundadora da Planeta R, a dar mais este passo no sentido de incentivar os clientes a ganhar hábitos mais sustentáveis e ecológicos na sua rotina diária. Mais do que um projeto profissional, esta é uma missão pessoal de Maria, desde que criou a marca em 2020. Primeiro apenas online, depois numa pequena loja na zona do Jardim dos Arcos. A 1 de junho de 2022 instalou-se, finalmente, num espaço maior, na zona da Figueirinha, em Oeiras, como a NiO lhe contou neste artigo

Cerca de um ano e meio depois, surgiu a necessidade de aumentar a oferta. “Comecei a perceber que, para ir ao encontro das necessidades dos meus clientes habituais aqui do bairro, que são bastantes, visto que mostravam interesse em produtos do dia a dia. E a área alimentar começou a apresentar-se como uma hipótese interessante, para poder oferecer um maior leque de produtos neste segmento, mais eco responsáveis”, refere Maria. 

A novidade vem também colmatar uma lacuna comercial na zona. “Assim, damos também oportunidade às pessoas de Oeiras para poderem comprar a granel, porque não há nenhuma loja do género aqui perto, tirando algumas das grandes superfícies comerciais. Assim, as pessoas podem consumir os produtos do dia a dia com menos embalagens, mantendo a qualidade”, afirma a responsável, que garante ter tido um enorme cuidado na escolha dos produtos, consoante a sua origem.

No segmento alimentar existem várias alternativas biológicas, entre outras que não o são, “para haver opções para todas as carteiras”, sublinha. “Além do granel, temos opções dos embalados como atum, mel, compotas, farinha e arroz, entre outras produtos que, por lei, não se podem vender a granel. Encontra também por lá a marca oeirense Papinhas do Sebastião, manteiga de amendoim, bebidas vegetais, azeite e vinagre, massa sem glúten e snacks biológicos. A grande estrela, aponta Maria, “têm sido as gomas naturais”, feitas à base de sumo de fruta, “sem gelatinas animais”. 

Algumas das opções a granel.

“No fundo, queremos ser também uma pequena mercearia, ter aqui uma boa base, para que as pessoas possam fazer as suas compras, evitando o desperdício ao máximo”, refere Maria. O feedback dos clientes habituais não podia ser melhor, conta-nos a responsável, mas o novo conceito atrai também aqueles que ainda não frequentavam a loja. “O facto de terem estas opções mais à mão, satisfaz as pessoas aqui da zona”, sublinha a responsável.

À NiO, Maria conta que, com o crescimento da Planeta R, tinha sentido ter mais alguém a trabalhar consigo. “Para dar este passo e incluir os produtos a granel na loja, era praticamente impossível estar aqui só uma pessoa. Então, tenho agora a Ana Lopes, cofundadora do projeto de moda consciente ReCloset, de roupa em segunda mão. A Ana já era cliente da loja. Fomos começando a trabalhar juntas, numa parceria em que a ReCloset tem um charriot aqui no espaço. Percebemos que nos entendemos a nível de trabalho e a Ana acabou por entrar para a equipa”, revela. 

Com um horário contínuo das 10 às 19 horas de segunda a sexta-feira (e aos sábados de manhã), a loja não fecha na hora de almoço, para dar resposta à procura às visitas dos clientes que aproveitam este tempo para ir fazer as compras. Todos os dias, há um produto em exposição que pode provar ou experimentar.

Aconselhamos a que passe por lá com tempo, para explorar tudo o que a Planeta R tem à disposição dos clientes, desde produtos de higiene e beleza, artigos de limpeza (sim, há detergentes a granel), material escolar e de escritório, livros e brinquedos e muito mais, tudo dentro do segmento ecológico. Se levar os miúdos, não se preocupe, pois vão estar entretidos num cantinho da loja que lhes é dedicado, onde podem desenhar e brincar à vontade. Se quiser explorar a oferta da marca sem sair de casa, pode sempre visitar a loja online

De seguida, carregue na galeria para ver imagens da loja renovada, agora com várias opções alimentares a granel e não só. 

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. Moçambique 8B
    2780-027 Oeiras
  • HORÁRIO
  • Terça a sexta das 10h às 19h
  • Sábado das 10h às 13h
  • Encerrada ao domingo

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA