Massas, leguminosas, cuscuz, coco ralado, frutos secos, cacau puro, cereais, granola, sementes, chás e infusões e especiarias. Estes são alguns dos produtos que, desde a passada terça-feira, 7 de novembro, pode comprar na Planeta R. Num recipiente (que convém levar de casa, para evitar gastar sacos desnecessariamente) coloca apenas a quantidade que desejar, sendo uma proposta não só mais económica e sustentável, como também uma forma de evitar o desperdício futuro.
Estas foram algumas das principais razões que levaram Maria Lopes, fundadora da Planeta R, a dar mais este passo no sentido de incentivar os clientes a ganhar hábitos mais sustentáveis e ecológicos na sua rotina diária. Mais do que um projeto profissional, esta é uma missão pessoal de Maria, desde que criou a marca em 2020. Primeiro apenas online, depois numa pequena loja na zona do Jardim dos Arcos. A 1 de junho de 2022 instalou-se, finalmente, num espaço maior, na zona da Figueirinha, em Oeiras, como a NiO lhe contou neste artigo.
Cerca de um ano e meio depois, surgiu a necessidade de aumentar a oferta. “Comecei a perceber que, para ir ao encontro das necessidades dos meus clientes habituais aqui do bairro, que são bastantes, visto que mostravam interesse em produtos do dia a dia. E a área alimentar começou a apresentar-se como uma hipótese interessante, para poder oferecer um maior leque de produtos neste segmento, mais eco responsáveis”, refere Maria.
A novidade vem também colmatar uma lacuna comercial na zona. “Assim, damos também oportunidade às pessoas de Oeiras para poderem comprar a granel, porque não há nenhuma loja do género aqui perto, tirando algumas das grandes superfícies comerciais. Assim, as pessoas podem consumir os produtos do dia a dia com menos embalagens, mantendo a qualidade”, afirma a responsável, que garante ter tido um enorme cuidado na escolha dos produtos, consoante a sua origem.
No segmento alimentar existem várias alternativas biológicas, entre outras que não o são, “para haver opções para todas as carteiras”, sublinha. “Além do granel, temos opções dos embalados como atum, mel, compotas, farinha e arroz, entre outras produtos que, por lei, não se podem vender a granel. Encontra também por lá a marca oeirense Papinhas do Sebastião, manteiga de amendoim, bebidas vegetais, azeite e vinagre, massa sem glúten e snacks biológicos. A grande estrela, aponta Maria, “têm sido as gomas naturais”, feitas à base de sumo de fruta, “sem gelatinas animais”.

“No fundo, queremos ser também uma pequena mercearia, ter aqui uma boa base, para que as pessoas possam fazer as suas compras, evitando o desperdício ao máximo”, refere Maria. O feedback dos clientes habituais não podia ser melhor, conta-nos a responsável, mas o novo conceito atrai também aqueles que ainda não frequentavam a loja. “O facto de terem estas opções mais à mão, satisfaz as pessoas aqui da zona”, sublinha a responsável.
À NiO, Maria conta que, com o crescimento da Planeta R, tinha sentido ter mais alguém a trabalhar consigo. “Para dar este passo e incluir os produtos a granel na loja, era praticamente impossível estar aqui só uma pessoa. Então, tenho agora a Ana Lopes, cofundadora do projeto de moda consciente ReCloset, de roupa em segunda mão. A Ana já era cliente da loja. Fomos começando a trabalhar juntas, numa parceria em que a ReCloset tem um charriot aqui no espaço. Percebemos que nos entendemos a nível de trabalho e a Ana acabou por entrar para a equipa”, revela.
Com um horário contínuo das 10 às 19 horas de segunda a sexta-feira (e aos sábados de manhã), a loja não fecha na hora de almoço, para dar resposta à procura às visitas dos clientes que aproveitam este tempo para ir fazer as compras. Todos os dias, há um produto em exposição que pode provar ou experimentar.
Aconselhamos a que passe por lá com tempo, para explorar tudo o que a Planeta R tem à disposição dos clientes, desde produtos de higiene e beleza, artigos de limpeza (sim, há detergentes a granel), material escolar e de escritório, livros e brinquedos e muito mais, tudo dentro do segmento ecológico. Se levar os miúdos, não se preocupe, pois vão estar entretidos num cantinho da loja que lhes é dedicado, onde podem desenhar e brincar à vontade. Se quiser explorar a oferta da marca sem sair de casa, pode sempre visitar a loja online.
De seguida, carregue na galeria para ver imagens da loja renovada, agora com várias opções alimentares a granel e não só.