Chega ao trabalho, senta-se e tira o telemóvel guardado na carteira. Por lá, ainda arranjou espaço para meter as chaves de casa, do carro, um porta-moedas, alguns snacks, um creme hidratante e até uma garrafa de água. Na verdade, quanto maior for a mala, mais prática será por poder carregar tudo o que precisa no dia a dia.
Porém, para o mundo da moda, quanto mais pequena for — sem espaço para quase nada — mais encanto parece ter. Agora imagine uma que seja tão pequena ao ponto de conseguir passar pelo buraco de uma agulha. Parece impossível, mas é verdade e existe mesmo. É o caso da Microscopic Handbag, criada pelo coletivo norte-americano MSCHF.
Segundo os criadores, a carteira é mais pequena que um grão de sal marinho e mede 657 por 222 por 700 micrómetros. O modelo verde fluorescente é inspirado na famosa OnTheGo GM da Louis Vuitton. No entanto, os detalhes do objeto (para fazer a comparação) só podem ser vistos com a ajuda de um microscópio. A carteira original é uma tote bag enorme com o monograma da marca francesa, no valor de 2550€.
Com esta proposta, a marca tem o objetivo de acabar com a utilidade do acessório “É a palavra final na miniaturização de carteiras”, explicou o diretor criativo Kevin Wiesner ao “New York Times”, reforçando que quer deixar apenas o símbolo da marca.
A carteira minúscula foi feita a partir de resina recorrente a um processo semelhante à impressão 3D, mas para objetos microscópicos. Chama-se “polimerização de dois fotões” e, para os interessados, vai ser vendida num estojo de gel lacrado e pré-montado com um microscópico que inclui um visor digital.
Mas, afinal, quanto custa a insólita criação? Isso vai depender do número de pessoas interessadas na mesma. A proposta vai ser vendida em leilão, na casa Joopier, fundada por Pharrel Williams. Ainda não foram reveladas informações sobre o preço mínimo — mas estima-se que atinja, pelo menos, os quatro dígitos. Ou seja, um valor gigante, inverso às dimensões da pequena carteira.
A MSCFH não é novata na criação de objetos polémicos. É a mesma marca que, em 2021, se juntou ao rapper Lil Nas X e lançou as “sapatilhas de Satanás”. Cada exemplar do modelo polémico continha uma gota de sangue humano. No início de 2023, voltou a tornar-se viral com as Big Red Boots, umas botas vermelhas enormes que pareciam saídas de desenhos animados.
Outra marca que também nos habitou a lançamentos bizarros foi a Balenciaga. Carregue na galeria para conhecer os lançamentos mais chocantes da marca espanhola.