compras

A improvável cor de unhas que combina com tudo e fica bem a toda a gente

A opção favorece todos os tons de pele e combina com qualquer outfit — palavra de especialista. O melhor é experimentar.
Sugestão de uma especialista.

Nos últimos anos o universo da manicure passou por uma grande revolução. Após décadas no topo, o vermelho perdeu popularidade para a simplicidade do nude e até para opções mais gráficas e arrojadas. Embora estas duas tendências — a neutra e a edgy — convivam alegremente no street style (e nos perfis de Instagram de muitas influencers), o estilo minimalista, mais intermédio, não desapareceu. Muitas mulheres continuam a privilegiar a sua cor favorita, que se confunde com o look e pouco se destaca.

E se descobrisse um tom que combina com tudo: cabelo, pele e peças de roupa? Não se trata de uma quimera — essa cor existe mesmo, palavra de nail artist. “Surpreendentemente, o lilás é universalmente lisonjeiro em todos os tons de pele”, começa por explicar Tânia Almeida.

“Quem tiver uma tez mais morena, deve optar por uma tonalidade mais quente, com subtons dourados. Se forem tons de pele mais frios, um lilás-lavanda ou lilás-azulado vão ser a melhor opção.”

Além disso, pode tornar o look ainda mais divertido e manter-se dentro das tendências. Um tom de lavanda mais leitoso (isto é, mais transparente) está dentro do estilo naked nails, enquanto outros desenhos ou brilhos são ideais para quem gosta de experimentar com diferentes texturas e efeitos.

Tons neutros

O preto, o branco e o cinza raramente falham e, neste caso, também são uma combinação eficaz. Enquanto o tom mais escuro “adiciona um toque de elegância e um contraste ousado”, as outras opções criam uma oposição mais “fresca e limpa”, nomeadamente o branco.

“Ao combinar verniz lilás com cores neutras, também pode optar por diferentes variações, texturas e padrões para adicionar interesse visual”, explica. “Por exemplo, uma unha lilás com detalhes em branco ou preto, ou uma manicure mais alternada, também pode ser uma escolha estilosa.”

Cores complementares

As combinações improváveis são, muitas vezes, aquelas que melhor funcionam. Se pensarmos no púrpura, dificilmente imaginamos que seja um dos melhores aliados de peças vibrantes ou saturadas. De forma muito resumida, o colour block – ou blocos de cor, numa tradução literal – traz mais energia para o look.

Neste caso, o troque é usar tons que estão próximos uns dos outros no círculo cromático, como o azul e o verde, por exemplo, para obter um resultado mais harmonioso. Optar pelo amarelo “cria uma combinação vibrante e alegre”, enquanto um rosa-forte resulta “numa imagem mais feminina e suave.”

Tonalidades análogas

Uma das opções mais seguras é tentar criar uma paleta mais coesa, misturando outros tons de roxo, azul ou magenta. “Estas opções vão criar uma estética mais suave e relaxante, o que gera uma transição muito suave e elegante dos pigmentos”, frisa.

E esta regra aplica-se durante o ano todo, seja verão ou inverno. O truque é adaptar a paleta, trocando os tons mais claros, com o lavanda e o pastel, pelos mais profundos, como o roxo ameixa ou beringela, por exemplo.

Outras opções

Os metalizados também podem fazer parte da equação, seja nas joias (um anel é um enorme aliado da manicura) ou em peças de roupa. “O prateado e o dourado podem adicionar um toque de glamour à combinação”, conclui a especialista. Esta regra também se aplica aos sapatos que temos visto por todo o lado.

Carregue na galeria para ver uma seleção de manicuras com vários tons de lilás.

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA