compras

9 protetores solares para o cabelo que vão ajudá-la a proteger os fios na praia

O calor, o sal e o cloro são dos maiores inimigos da saúde capilar. Escolher os produtos certos evita fios desidratados.
Para todos os tipos.

A rotina de beleza é muito maior (e mais chata, vamos admitir) durante o verão. É que, além dos cosméticos habituais, é preciso aplicar protetor solar várias vezes ao dia. Proteger a pele é já um hábito enraizado, o que talvez muitos não saibam é que se devem seguir os mesmos cuidados com o cabelo. Principalmente, quando as idas à praia e à piscina acontecem com regularidade.

Com uma exposição extrema ao sol, os fios capilares têm tendência a ficar muito mais frágeis, logo, menos saudáveis. A água salgada e o cloro também fazem estragos — podem inclusivamente desidratar o cabelo ou fazer com que ele caia com maior frequência. Por isso, tal como a pele, também o cabelo merece uma hidratação extra.

Tudo isto pode ser evitado se usar os produtos certos e, atualmente, já existe uma grande variedade de propostas de protetores solares no mercado. Maioritariamente em spray ou loção, estes cosméticos incluem filtros UV que funcionam como uma camada protetora para os fios.

O objetivo é que esta proteção impeça o cabelo de ficar ressequido, desidratado e com aspeto baço. As recomendações são que aplique o produto com o cabelo humedecido por água doce, desde o comprimento até às pontas e depois use um pente para desembaraçá-lo.

Os protetores solares para o cabelo devem ser aplicados várias vezes ao dia: antes de sair de casa e depois de cada mergulho. À noite, a seguir ao banho, também pode usá-los. E não se pode esquecer de usar um chapéu ou lenço, de modo a não expor o cabelo a raios fortes, mais do que o necessário.

Caso se mantenha consistente na aplicação, estes produtos funcionam como uma espécie de “capa”, que não deixa passar as agressões externas para as fibras capilares.

A par dos protetores solares, o cabelo também merece uma boa dose de hidratação que começa logo em casa, com uma rotina diária que inclua champô, condicionador e máscara. Só seguindo estas regras é que conseguimos ter um cabelo bonito e brilhante ao longo de todo o ano.

Além da utilização destes produtos, há outros cuidados a ter com o cabelo durante o verão. Deve, por exemplo, evitar apanhá-lo quando está molhado para não acumular bactérias; usar chapéu na praia para não queimar o couro cabeludo; e não abusar das placas alisadoras e secadores, pois o calor excessivo faz com que o cabelo fique mais seco e se parta com facilidade.

Carregue na galeria para conhecer as nossas sugestões de produtos para o cabelo.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE OEIRAS

AGENDA